portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

O Cartório pode exigir os dados da pessoa que vai é fazer o registro da assinatura para reconhecimento de firma. Mas se a pessoa tem necessidades especiais deve ser respeitada a sua dificuldade. Procure conversar com o oficial do Cartório.

há 1 ano

33

Emanuel Vieira De Souza

imóvel guide usuário

Luciano

Perguntador

há 1 ano

A quais informações o cartório precisa ter acesso?

Bom dia! Fui a um cartório reconhecer firma pra compra e venda particular de imóvel. Estava comprando um imóvel de meus sogros, redigi o contrato, inclusive com os filhos todos assinando como anuentes. PorÉm, como um de meus cunhados, não tinha cadastro no cartório e possui deft de aprendizagem, ele fica nervoso par responder perguntas. A moça do cartório queria que ele falasse de cor o numero de telefone e e-mail sob pena de não poder efetuar o registro do contrato. Gostaria de saber se um cartório tem obrigação de saber sobre as peculiaridade de negociação de contrato particular ou só reconhece firma?

Respostas (9)

Corretor de imóveis

Emanuel Vieira De Souza

Corretor de imóveis

Respostas: 170

há 1 ano

O Cartório pode exigir os dados da pessoa que vai é fazer o registro da assinatura para reconhecimento de firma.Mas se a pessoa tem necessidades especiais deve ser respeitada a sua dificuldade.Procure conversar com o oficial do Cartório.

Corretor de imóveis

Juliana Ribeiro De Aquino

Corretor de imóveis

Respostas: 31

há 1 ano

Só reconhecer firma! O próprio nome já diz "contrato particular".Caso a pessoa seja incapaz é necessário um tutor para ser responsável por esta pessoa.

Corretor de imóveis

Natanael Marques Vieira

Corretor de imóveis

Respostas: 9

há 1 ano

O cartório tem a obrigação de checar se a assinatura do documento corresponde com a registrado no cartório, se ele não possuía cadastro não tem como reconhecer firma, a não ser que ele faça o cadastro, para isso é necessário fornecer o documento exigido, e assinar conforme o documento.

Corretor de imóveis

Joildo Aquino Ribeiro

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 1.155

há 1 ano

RG e CPF e presente e abrir firma e se o cartório pode reconhecer assinatura do vendedor e de quem está assinando.

Corretor de imóveis

Talismã Imobiliária

Corretor de imóveis

Respostas: 112

há 1 ano

O cartório tem fé publica, se ele autorizar uma venda por incapaz dando pleno gozo de direitos pode ser responsabilizado.

Corretor de imóveis

Maria Ines Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 33

há 1 ano

Acho que esta havendo um pouco de exigencia demasiada nesse caso,só acho.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.608

há 1 ano

O cartório tem normas de segurança e pode sim fazer perguntas e exigir documentos quando tem dúvidas sobre a segurança jurídica.

Corretor de imóveis

Imoveisnodestaque

Corretor de imóveis

Respostas: 19.052

há 5 meses

Registro de imóvel.Certidão de nascimento.Certidão de casamento.Consultas unificada em todas as bases do documentos.

Faça uma nova pergunta: