Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O inquilino pode parcelar o IPTU?

A imobiliária descontou o <a href="https://www.imovelguide.com.br/calculos/calculadora-de-valor-de-iptu-residencial-verificador" >valor do IPTU</a> de 2022 integral junto a meu aluguel. Gostaria de saber se eles podem fazer isso? O inquilino tem direito de parcelar esse imposto? E a imobiliária tem o dever de mandar a guia para o inquilino saber o valor ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

O inquilino pode parcelar o IPTU?

A imobiliária descontou o valor do IPTU de 2022 integral junto a meu aluguel. Gostaria de saber se eles podem fazer isso? O inquilino tem direito de parcelar esse imposto? E a imobiliária tem o dever de mandar a guia para o inquilino saber o valor ?

Respostas (10)

há 3 anos

O contrato deve constar a forma de pagamento do IPTU, isto é, o pagamento será mensal ou total. A imobiliária tem o dever de informar o valor mensal e total do IPTU para o locatário, a forma de pagamento deve ser negociada entre as partes envolvidas.

há 3 anos

No contrato de locação está claro que o IPTU será pago pelo inquilino? Se não estiver explicita essa obrigação a responsabilidade pelo pagamento é do locador. As obrigações da imobiliária estarão elencadas no contrato de prestação de serviços. Normalmente as guias de IPTU chegariam a você e não à imobiliária. Quanto a possível parcelamento, imagino que facilitar o pagamento ao inquilino ainda ficará mais barato para você, e você receberá mais rápido, do que ajuizando ação do que ajuizando ação contra ele. Minha máxima é que um credor inteligente não crucifica um devedor bem intencionado.

Compartilhe esta Pergunta