há 1 ano
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Consigo tirar meu nome do itbi e deixar só o da minha irmã?
olá ! estou com uma dúvida , tenho uma guia de itbi no meu nome e da minha irmã , mas eu quero tirar o meu nome do itbi e deixar só o da minha irmã . a prefeitura alegou que eu não poderia fazer isso , só se eu doar ou vender o imóvel . mas a escritura ainda não está no meu nome no cartório . queria saber se tem algum procedimento que posso fazer para resolver esse problema junto a prefeitura , tirar meu nome do itbi e deixar só oda minha irmã .
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 2 anos
Consigo tirar meu nome do itbi e deixar só o da minha irmã?
Olá ! estou com uma dúvida , tenho uma guia de itbi no meu nome e da minha irmã , mas eu quero tirar o meu nome do itbi e deixar só o da minha irmã. a prefeitura alegou que eu não poderia fazer isso , só se eu doar ou vender o imóvel. mas a escritura ainda não está no meu nome no cartório. queria saber se tem algum procedimento que posso fazer para resolver esse problema junto a prefeitura , tirar meu nome do itbi e deixar só oda minha irmã.
Respostas (5)
O itbi tem que estar no nome de quem for o imóvel.
há 1 ano
ITBI e imposto municipal cada prefeitura tem suas regras, realmente so pode ser no nome do proprietário, se conseguir comprovar a prefeitura que suas irmãs também são donas ou seja elas tem que constar na escritura.
há 1 ano
Se você deseja remover seu nome do ITBI e deixar apenas o da sua irmã Você precisará transferir parte do imóvel para ela isso pode ser feito através de uma doação ou venda formalizada em cartório após a transferência Atualize o ITBI com a prefeitura para refletir a mudança.
há 1 ano
É o que na Prefeitura indicou. Doar ou vender aí gera um novo ITBI em nome de quem comprou.
há 10 meses
Você poderá verificar diretamente com a pessoa que fez a emissão da guia do ITBI, para tentar deixar apenas no nome da sua irmã. Seria necessário ter mais informações sobre o caso, porém acredito ser possível.
Compartilhe esta Pergunta