portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

7

Consequências das dívidas com o IPTU O nome do devedor poderá ser inscrito em serviços de proteção de crédito, como o SPC e Serasa. Sendo impossibilitado de conseguir crédito em instituições financeiras, perdendo pontos do chamado “Score” e redução na possibilidade de conquistar parcelamento em outras empresas. Além disso, ele poder ser impedido de vender o imóvel, quando emitido certidão negativa de débito. E passar a titularidade do bem para herdeiros do falecido inadimplente. O imóvel também poderá ir à leilão. Com a dívida ativa, o município realiza a devida cobrança judicial. Ao entrar na justiça, o proprietário é chamado para fazer o pagamento do débito ou nomear bens à penhora em um determinado prazo. Caso isso não ocorra, seus bens podem ser leiloados compulsoriamente, especialmente o imóvel que gerou o tributo (no caso de IPTU). Neste caso, especificamente, só haverá o leilão depois de notificação ao proprietário. A ação poderá se arrastar por anos, mas o devedor ainda corre o risco da perca do bem. Para evitar tais pontos, é preciso manter os pagamento em dia. Caso o proprietário não tenha regularizado a dívida no prazo pré-estabelecido, há possibilidade de renegociação entrando em contato com a Prefeitura Municipal. Ainda para estimular o pagamento dos débitos, os órgãos organizam feirões com o intuito de baixar juros e restabelecer um novo valor com correção monetária. fonte: fdr.com.br

há 3 anos

95

Vanderson Ferri

imóvel guide usuário

Marta Souza

Perguntador

há 3 anos

Imóvel pode ser penhorado por divida de IPTU?

Respostas (7)

Corretor de imóveis

Vanderson Ferri

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze Troféu de prata Troféu de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 8 - Especialista

Respostas: 10.102

há 3 anos

Consequências das dívidas com o IPTU O nome do devedor poderá ser inscrito em serviços de proteção de crédito, como o SPC e Serasa. Sendo impossibilitado de conseguir crédito em instituições financeiras, perdendo pontos do chamado “Score” e redução na possibilidade de conquistar parcelamento em outras empresas. Além disso, ele poder ser impedido de vender o imóvel, quando emitido certidão negativa de débito. E passar a titularidade do bem para herdeiros do falecido inadimplente. O imóvel também poderá ir à leilão. Com a dívida ativa, o município realiza a devida cobrança judicial. Ao entrar na justiça, o proprietário é chamado para fazer o pagamento do débito ou nomear bens à penhora em um determinado prazo. Caso isso não ocorra, seus bens podem ser leiloados compulsoriamente, especialmente o imóvel que gerou o tributo (no caso de IPTU). Neste caso, especificamente, só haverá o leilão depois de notificação ao proprietário. A ação poderá se arrastar por anos, mas o devedor ainda corre o risco da perca do bem. Para evitar tais pontos, é preciso manter os pagamento em dia. Caso o proprietário não tenha regularizado a dívida no prazo pré-estabelecido, há possibilidade de renegociação entrando em contato com a Prefeitura Municipal. Ainda para estimular o pagamento dos débitos, os órgãos organizam feirões com o intuito de baixar juros e restabelecer um novo valor com correção monetária. fonte: fdr.com.br.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 3 anos

Sim e atualmente seu nome pode ir para Cartório de Protesto e SPC.

Corretor de imóveis

Zafir Russo

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 7.440

há 3 anos

4 – Um imóvel pode ser penhorado para o pagamento de dívidas tributárias relativas ao próprio imóvel. Se o proprietário deixar de pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), pode perder o bem de família. ... O imóvel de família que serve como garantia de hipoteca está sujeito à penhora.

Corretor de imóveis

Cerigatto

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 20.402

há 3 anos

Um imóvel pode ser penhorado para o pagamento de dívidas tributárias relativas ao próprio imóvel. Se o proprietário deixar de pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), pode perder o bem de família.

Corretor de imóveis

Jose Americo Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 5.994

há 6 meses

Pode ser penhorado e levado a leilão para a Prefeitura receber a dívida.

Faça uma nova pergunta: