Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quem deve pagar IPTU atrasado em caso de falecimento do responsável?

Minha mãe morava com minha vó que faleceu esse ano e pagava a luz e água, porém minha vó está devendo IPTU atrasado, são 4 herdeiros! Os 4 devem pagar a dívida? Ou somente quem morava com minha vó?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Quem deve pagar IPTU atrasado em caso de falecimento do responsável?

Minha mãe morava com minha vó que faleceu esse ano e pagava a luz e água, porém minha vó está devendo IPTU atrasado, são 4 herdeiros! Os 4 devem pagar a dívida? Ou somente quem morava com minha vó?

Respostas (8)

há 3 anos

O imóvel responde pela dívida e com quatro anos de atraso quem sabe até já esteja próximo de ser leiloado. Para a prefeitura não importa como os herdeiros se entenderão. Qualquer um pode tomar a iniciativa de quitar a dívida cobrando posteriormente aos demais herdeiros. Importante, neste momento, é evitar o leilão.

há 3 anos

É preciso fazer o inventário o quanto antes para que seja dividido entre os herdeiros de forma oficial. Quanto à dívida, também será definido no inventário. Mas, se quiserem fazer o pagamento, deve ser feito por todos e se possível, fazer um documento que de comum acordo , colocar os nomes e cpf, decidiram contribuir em partes iguais para o pagamento da dívida do iptu. Lembrando que herdeiros diretos, são o cônjuge, se não tiver, os filhos, depois os netos, sobrinhos, etc. . . Poréml, como disse, isso só a justiça para definir. Boa Sorte!

Compartilhe esta Pergunta