há 3 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Quem deve pagar IPTU atrasado em caso de falecimento do responsável?
Minha mãe morava com minha vó que faleceu esse ano e pagava a luz e água, porém minha vó está devendo IPTU atrasado, são 4 herdeiros! Os 4 devem pagar a dívida? Ou somente quem morava com minha vó?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 3 anos
Quem deve pagar IPTU atrasado em caso de falecimento do responsável?
Minha mãe morava com minha vó que faleceu esse ano e pagava a luz e água, porém minha vó está devendo IPTU atrasado, são 4 herdeiros! Os 4 devem pagar a dívida? Ou somente quem morava com minha vó?
Respostas (8)
São os herdeiros.
há 3 anos
Os herdeiros.
há 3 anos
Os herdeiros são os responsáveis pelo pagamento do IPTU assim como são herdeiros do imóvel do espólio.
há 3 anos
O IPTU fica vinculado ao imóvel.
há 3 anos
O imóvel responde pela dívida e com quatro anos de atraso quem sabe até já esteja próximo de ser leiloado. Para a prefeitura não importa como os herdeiros se entenderão. Qualquer um pode tomar a iniciativa de quitar a dívida cobrando posteriormente aos demais herdeiros. Importante, neste momento, é evitar o leilão.
há 3 anos
É preciso fazer o inventário o quanto antes para que seja dividido entre os herdeiros de forma oficial. Quanto à dívida, também será definido no inventário. Mas, se quiserem fazer o pagamento, deve ser feito por todos e se possível, fazer um documento que de comum acordo , colocar os nomes e cpf, decidiram contribuir em partes iguais para o pagamento da dívida do iptu. Lembrando que herdeiros diretos, são o cônjuge, se não tiver, os filhos, depois os netos, sobrinhos, etc. . . Poréml, como disse, isso só a justiça para definir. Boa Sorte!
há 3 anos
Os herdeiros devido o IPTU está na divida do imóvel.
há 3 anos
É só ir até a prefeitura com a certidão de óbito E pedir a transferência da titularidade do IPTU Lembrando que IPTU é do imóvel e não do falecido.
Compartilhe esta Pergunta