Pergunta
A baixa de hipoteca é o caminho a ser seguido pelo proprietário do imóvel hipotecado para retirar o gravame do registro do imóvel depois que a dívida tenha sido integralmente quitada. Isso é importante para evitar que, no futuro, o proprietário venha a ter o imóvel penhorado por conta da hipoteca.
há 3 anos
116Zafir Russo
Caroline H.
Perguntador
há 3 anos
Baixa de hipoteca como funciona?
Respostas (7)
Zafir Russo
Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 7.440
há 3 anos
A baixa de hipoteca é o caminho a ser seguido pelo proprietário do imóvel hipotecado para retirar o gravame do registro do imóvel depois que a dívida tenha sido integralmente quitada. Isso é importante para evitar que, no futuro, o proprietário venha a ter o imóvel penhorado por conta da hipoteca.
Lima
Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.959
há 3 anos
Como funciona, é importante saber que só será válida quando feita em um cartório de registro de imóveis. Com os documentos do imóvel e o comprovante de quitação.
Abel Andrade Filho
Corretor de imóveis
Respostas: 263
há 3 anos
Estando a divida com o credor liquidada esse emitirá o termo de quitação para ser levado ao registro de imóveis para averbação dando-se aí a baixa da hipoteca.
Vanderson Ferri
Corretor de imóveis
Nível: 8 - Especialista
Respostas: 10.102
há 3 anos
Se for a construtora ela solicita se for particular com o termo de quitação é solicitado no Banco.
Maria ângela Camini
Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.651
há 3 anos
Com o termo de quitação e procuração emitido pelo banco credor você solicita a baixa no cartório de imóveis para alienação fiduciária. Se for construtora esta tem que providenciar a baixa.
Helenice Bezerra
Corretor de imóveis
Respostas: 20
há 3 anos
Com a quitação do da financeira o agora proprietário, levará a quitação ao cartório para fazer a averbação na matricula.
Cerigatto
Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.346
há 3 anos
Para solicitar a baixa de hipoteca, o interessado deve se dirigir ao cartório de registro de imóveis munido de uma série de documentos acompanhados do requerimento e procuração, ambos assinados e com firma reconhecida em cartório. Os documentos para fazer a baixa de hipoteca são: Certidão de ônus de inteiro teor da área hipotecada; O título integralmente quitado ou comprovantes de pagamento; Certidão negativa vintenária da empresa, sócios e avalistas tanto na comarca em que o Imóvel está matriculado, como na comarca em que os títulos foram emitidos; Certidão negativa da PGE/MT; CND-e fazendária ou certidão positiva com efeitos de negativa; Certidão negativa de débitos com o município; Por fim, RG, CPF, certidão de nascimento/casamento e comprovação de residência do solicitante e do procurador.