Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

A baixa da quitação é feita automaticamente?

Quitei.. Mas não pedi a baixa.. ! Agora fui vender a casa, tava penhorada. , A baixa só é feita qdo pedimos? Ou tem que ser baixada automática depois da quitacao.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

A baixa da quitação é feita automaticamente?

Quitei.. Mas não pedi a baixa.. ! Agora fui vender a casa, tava penhorada. , A baixa só é feita qdo pedimos? Ou tem que ser baixada automática depois da quitacao.

Respostas (10)

há 4 anos

O credor dentro do processo solicita autorização para busca de bens a penhora. Localizando o imóvel com os dados do financiamento e garantia que é de consulta pública, verifica que o prazo de quitação já encerrou e pede ao juiz a penhora do bem. A quitação do financiamento extingue a garantia. O termo de quitação averbado na matrícula é uma formalidade para liberar o imóvel. O mesmo ocorre quando a pessoa faz a escritura de compra e venda, mas não leva a registro porque tem processo judicial em andamento e deixa dentro de uma gaveta para não sofrer penhora. Através da busca de bens o credor localiza a escritura arquivada onde foi realizada pede uma certidão e efetiva o registro na matrícula. E posterior penhora. Solicite aos eu advogado averiguar se tudo foi feito dentro da lei o que é provável visto que o cartório teria negado o registro da penhora.

há 4 anos

Via pedido apresentando o termo de quitação + procuração autenticada de quem a assinou conferindo os poderes , mais pagamento da taxa para averbar na matrícula a baixa, aguardar análise do cartório de imóveis, ai sim, com a baixa averbada pode-se prosseguir , ou, até mesmo simultâneo ao negócio objeto.

há 4 anos

Mesmo tendo sido quitado o financiamento é necessário solicitar junto a instituição financeira o carta de baixa de hipoteca. De posse desta, terá que solicitar no cartório de registro de imóveis o registro da averbação de quitação da hipoteca e em paralelo a isso uma certidão de inteiro teor de ônus, para que assim possa vender o imóvel livre e desimpedido.

Compartilhe esta Pergunta