há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Como colocar minha companheira como coproprietário?
Eu tenho um imóvel comprado por financiamento feito através da prefeitura da qual era servidor, e a burocracia para colocar minha companheira (união estável) como coproprietário era tão grande e custosa, q resolvemos deixar todo o processo em meu nome. Agora que já quites o financiamento, gostaria de colocar minha companheira como coproprietário. Como proceder? O imóvel é um apartamento na cidade do Rio de Janeiro.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Como colocar minha companheira como coproprietário?
Eu tenho um imóvel comprado por financiamento feito através da prefeitura da qual era servidor, e a burocracia para colocar minha companheira (união estável) como coproprietário era tão grande e custosa, q resolvemos deixar todo o processo em meu nome. Agora que já quites o financiamento, gostaria de colocar minha companheira como coproprietário. Como proceder? O imóvel é um apartamento na cidade do Rio de Janeiro.
Respostas (7)
Qualquer alteração que transfira a propriedade é passível de custas cartorárias e de ITBI ou ITCMD dependendo do formato, e desde que oneroso. Outra forma pode ser a doação de parte do bem via escritura pública a ser lavrada no cartório de notas de sua preferência.
há 4 anos
Você pode fazer o registro do casamento na matricula do imovel ja que houve quitação, se tiver ocorrido a baixa da alienação esse é o procedimento.
há 4 anos
Numa união estável onde não se tenha optado por algum regime de bens valerá o equivalente à separação parcial de bens, ou seja: tudo o que for adquirido onerosamente durante a convivência pertencerá a ambos, na ordem de 50% cada um. Dessa forma não há necessidade de nenhuma providência; metade já é dela, seja em caso de separação ou seja ou por morte.
há 4 anos
Procura assessoria jurídica para orientar como proceder de acordo com a lei.
há 4 anos
Procurar cartorio.
há 3 anos
Se vocês já viviam em união estável quando da compra do imóvel ela já é meeira, tanto em caso de separação como em caso de viúves.
há 2 anos
Basta pegar uma certidão ou carta de quitação do financiamento, sua documentação, documentação de sua cônjuge, se houver certidão de casamento ou de união estável, e solicitar ao escrivão cartorário para registrar a quitação e a união registrando 50/50.
Compartilhe esta Pergunta