portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

A vistoria de entrada é feita e o inquilino tem um prazo de tres dias para contestaçao por escrito. A vistoria de saída pode ser feita junto com o inquilino, a responsabilidade do pagamento das vistorias de entrada e saída é do inquilino.

há 2 anos

56

Srv Assessoria Imobiliaria Ltda

imóvel guide usuário

Michelle Barbosa

Perguntador

há 2 anos

Cobrança da taxa de vistoria como funciona?

Bom dia! Meu nome é Michelle e gostaria de obter algumas informações. Estou saindo de uma casa e a imobiliária que administra o imóvel me exigiu a vistoria de entrada e saída, e me cobraram as taxas de ambas. Nesse caso de que é a responsabilidade do pagamento? E em relação a vistoria inicial, foi realizada e não fui infornada da data, fizeram sem eu acompanhar. Nesse caso a vistoria é legal? Caso não seja como devo proceder para fazer valer meus direitos? Desde agradeço pela atenção e informações.

Respostas (9)

Corretor de imóveis

Srv Assessoria Imobiliaria Ltda

Imobiliária

Respostas: 248

há 2 anos

A vistoria de entrada é feita e o inquilino tem um prazo de tres dias para contestaçao por escrito. A vistoria de saída pode ser feita junto com o inquilino, a responsabilidade do pagamento das vistorias de entrada e saída é do inquilino.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.070

há 2 anos

Art.22 inciso V da lei de locações = Fornecer ao locatário , caso este solicite,.descrição minuciosa do estado do imóvel, quando de sua entrega, com expressa referencia quanto a eventuais defeitos existentes. Dito de outro modo e considerando que existe uma imobiliária administrando sua locação: Essa despesa é do locador ou da imob, dependendo dos termos do contrato de administração que ambos assinaram. Jamais essa despesa deve ser arcada pelo locatário (inquilino) - vide dispositivo legal do artigo 22 das obrigações do LOCADOR. Espero ter ajudado.

Corretor de imóveis

Joildo Aquino Ribeiro

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 1.126

há 2 anos

*É ilegal a taxa de vistoria *A vistoria era para você ter acompanhado ou recebido o relatório de entrega da chaves. *A vistoria é legal *Taxa procurar a imobiliária e tentar chegar a um consenso ou procura as pequenas causas.

Corretor de imóveis

Dexter

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 35

há 2 anos

Algumas imobiliarias e proprietários exigem dos inquilinoso pagamento da taxa de vistoria, portanto, quem paga a taxa de vistoria do imóvel, conforme a lei, é o proprietário do imóvel(locador), caso o inquilino solicite.

Corretor de imóveis

Lucas Amboulos

Corretor de imóveis

Respostas: 203

há 2 anos

Do locatário isso é algumas praticas para tirar dinheiro do locador.

Corretor de imóveis sem foto

Marcos Andrade Bonilho

Corretor de imóveis

Respostas: 6

há 2 anos

Se fez a vistoria de entrada,sem sua presença,a vistoria é ilegal,e nao tem validade,nao pode cobrar taxas de vistoria,,é ilegal, Aconselho procurar advogado,.

Corretor de imóveis

Antônio Jonathan

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 3.497

há 2 anos

A vistoria é legal, se estiver em contrato que a taxa de vistoria e de responsabilidade do inquilino e você assinou e aceitou isso, então e devida, agora se isso não está no contrato então não e sua a responsabilidade de pagar as vistorias, vistoriar imóvel não é ilegal.

Corretor de imóveis

Johnson

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 10.779

há 2 anos

Procura orientação com Procon como deve proceder.

Corretor de imóveis

Habitelar Negócios Imobiliários

Imobiliária

Respostas: 2.059

há 1 ano

Vistoria legal se estiver em contrato no tenha caso a taxa de vistoria de responsabilidade do inquilino e você assinou e aceitou isso então de vida agora sem isso não está no contrato Então não é responsabilidade de pagar vistoria.

Faça uma nova pergunta: