Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Tenho uma casa antes do meu casamento, meu esposo tem direito?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Respostas (8)

há 4 anos

Depende qual o regime do seu casamento. Se for o Regime da Comunhão Universal de Bens, ele tem direto a todos os bens adquiridos antes e depois do casamento. Se for o Regime Parcial de Bens, ele só tem direito aos bens adquiridos na constância do casamento. Porém, mesmo ele não tendo direito, se resolver vender este bem que foi adquirido anteriormente, ele precisará assinar a escritura como anuente, isso é, dando ciência, concordando com a venda, para evitar problemas futuros.

há 4 anos

Se voce comprou e quitou o imovel antes de casar e for casada com comunhão parcial de bens, ele não tem direito ao imovel. Mas se ele ajudou a pagar as prestações da casa depois de casado, ele tem direito sim,. A uma parte proporcional ao que ele contribuiu para pagar.

há 4 anos

Se vocês forem casados, e o regime de casamento, for o de comunhão parcial de bens,e você adquiriu a casa antes do casamento,ele não terá direito á casa. Caso ele tenha ajudado ao pagamento das parcelas após o casamento, terá direito á parte proporcional da casa.

há 3 anos

Em regime de comunhão universal tudo é partilho meio a meio. Em regime de separação parcial só será partilhado o que for conseguido em caráter oneroso durante o casamento (ou união estável); em regime de separação total os bens não se comunicam. Isso em caso de separação. Em caso de morte não será mais direito de família e sim de sucessão onde o seu cônjuge pode ser meeiro, herdeiro, herdar totalmente os seus bens ou não herdar nada. Sua pergunta foi muito vaga para a complexidade do tema.

Compartilhe esta Pergunta