Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quanto devo pagar de comissão de indicação de inquilino?

Uma pessoa, não sei se é corretora ou não, indicou uma pessoa para locar meu imóvel, locação anual. Quanto tenho que pagar de comissão pela indicação dela, sendo corretora ou não? O aluguel total é de RS 1.800,00. Aqui está somado o aluguel de RS 1.300,00 , mais despesas (cond. internet, TV cabo).

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Quanto devo pagar de comissão de indicação de inquilino?

Uma pessoa, não sei se é corretora ou não, indicou uma pessoa para locar meu imóvel, locação anual. Quanto tenho que pagar de comissão pela indicação dela, sendo corretora ou não? O aluguel total é de RS 1.800,00. Aqui está somado o aluguel de RS 1.300,00,mais despesas (cond. internet, TV cabo).

Respostas (6)

há 5 anos

Se não é Corretora não pode indicar ninguém. Agenciamento de imóvel e clientes por não corretor de Imóveis é exercício ilegal da profissão. A intermediação de Corretor e imobiliária é o primeiro aluguel ou 50% se não fez o contrato e vistoria + aferição do inquilino e fiador. Se é corretor tem que te dar recibo com CPF porque deduz do aluguel no imposto de renda. A base de calculo é 1800,00. Não existe essa historia de taxas embutidas. O aluguel é 1800,00 conforme esta no contrato.

há 4 anos

Comissaão só é devida ao corretor de imóveis ativo na base do CRECI, pois é a remuneração deste. Qualquer outra pessoa que queira simular o trabalho não sendo corretor exerce de forma ilegal a profissão e deve ser denunciada.

há 5 anos

Via de regra paga-se comissão de 100% do ALUGUEL para o CORRETOR DE IMÓVEIS (devidamente credenciado pelo CRECI). Muito cuidado com “indicações” de quem não é corretor/Imobiliaria já que, provavelmente, a idoneidade financeira do pretenso locatário não será averiguada.

Compartilhe esta Pergunta