há 2 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Posso perder meu apartamento se estiver devendo para construtora?
meu esposo finacio um apartamento e no começo só conseguia pagar o banco e acabou ficando 1 ano e 2 meses sem pagar a construtora que ja estava devendo 5 mil nesse 1 ano correu juros e foi para 10 mil e agente não sabe como resolver isso e eu quero saber se corro o risco de perder o apartamento mesmo se o banco estiver senso pago certinho ?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 2 anos
Posso perder meu apartamento se estiver devendo para construtora?
Meu esposo finacio um apartamento e no começo só conseguia pagar o banco e acabou ficando 1 ano e 2 meses sem pagar a construtora que ja estava devendo 5 mil nesse 1 ano correu juros e foi para 10 mil e agente não sabe como resolver isso e eu quero saber se corro o risco de perder o apartamento mesmo se o banco estiver senso pago certinho ?
Respostas (48)
Sim, com certeza.
há 2 anos
A possibilidade de perder seu apartamento devido a dívidas com a construtora pode variar de acordo com as leis locais e os termos do contrato de compra de venda. No Brasil, há situações em que dívidas não pagas podem levar á perda da propriedade. Por exemplo, uma decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ)aumentou a preocupação no mercado imobiliário, pois permite que o proprietário atual de um imóvel seja afetado adversamente se qualquer proprietário anterior tivesse uma dívida listada no registro de dívida ativa, mesmo que isso tenha ocorrido anos após a venda do imóvel. AlÉm disso, se um incorporador imobiliário estiver listado no registro de dívida ativa devido a dívidas incorridas durante a fase de construção, o ônus pode ser transferido para o comprador da unidade. Isso significa que, em certos casos, pode haver um risco de perda da propriedade devido a dívidas anteriores. É importante consultar um advogado especializado em direito imobiliário para entender melhor seus direitos e obrigações, bem como para obter aconselhamento específico sobre sua situação. Lembre-se de que cada caso é único e as leis podem mudar, então é essencial ter orientação profissional atualizada. Se você estiver enfrentando dificuldades para pagar sua dívida com a construtora, é aconselhável entrar em contato com eles para discutir possíveis soluções ou acordos de pagamento que possam evitar a perda do seu apartamento.
há 2 anos
Depende muito de como está no contrato de compra e venda. Se ficar sem pagar pode sim.
há 2 anos
Precisa pagar.
há 2 anos
O débito tem que ser negociado, pois o imóvel está financiado.
há 2 anos
Depende da fase. Quando você compra um apartamento diretamente com a construtora, em geral há um parcelamento da entrada, enquanto o imóvel avança etapas na construção. Quando o habite-se é expredido, você deverá habilitar seu creidito junto a um agente financeiro e conlcuir a compra. Nesta fase poderá desistir da compra e poderá peder parte do valor invesntido. Se avançar e fizer um financiamento, o banco financiador lançará sobre o imóvel uma alienação fiduciária. Se as prestações não forem pagas, você podera perder o imóvel não para a construtora, que já recebeu o preço todo, e sim para o banco credor da alienação.
há 2 anos
Sim, a Construtora pode acionar judicialmente o comprador ao qual o imóvel poderá ser solicitado como garantia para pagamento das pendências financeiras que houverem. O ideal é buscar negociação junto ao financeiro e jurídico da Construtora para regularização das parcelas em aberto e manterem contato ao qual indicará que vocês possuem o interesse em pagar o saldo devedor.
há 2 anos
Sim.
há 2 anos
Infelizmente sim!
há 2 anos
Vai depender o que foi estipulado no contrato da compra, mas aconselho a negociar sua dívida. Mas se você está com o banco em dia vocês não perderam o imóvel, mas é provável que só seja liberada para se apropriar após quitação com a construtora. Mas checa seu contrato lá vai te instruir.
Compartilhe esta Pergunta