Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como transferir posse de imóvel?

Tenho uma casa para comprar ! Que só tem posse, como faço para tranferir a posse par amei nome ? Quais documentos preciso para tirar escritura da casa deixar lá em dias ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Como transferir posse de imóvel?

Tenho uma casa para comprar ! Que só tem posse, como faço para tranferir a posse par amei nome ? Quais documentos preciso para tirar escritura da casa deixar lá em dias ?

Respostas (8)

há 3 anos

Para que a compra e a venda de imóvel seja concretizada é necessário passar pelo processo da documentação que conduza transferência de posse de um proprietário para outro. A transferência de imóvel é feita por meio da escritura pública e logo após por meio de seu registro.

há 3 anos

Primeiro utilize um corretor de imóveis credenciado para lhe assessorar. Busque as certidões no cartório referentes ao imóvel. Ao que parece o imóvel não deve estar averbado, deve-se fazer a averbação no cartório para que a escritura conste o terreno a casa construída.

há 3 anos

Se for somente posse , pode ser feito uma ESCRITURA DE CESSÃO DE POSSE , caso tenha direitos definitivos ( como quitação com o mesmo proprietário que esteja na matricula do imóvel , ai se faz escritura pública de bem e se registra a escritura do mesmo no registro de imóveis, já em seu nome ! Em caso de imóvel com documentações a proceder ( inventário, desmembramentos e etcs ) , procure um profissional da sua região para maiores esclarecimentos !

há 3 anos

Se quem está vendendo tem apenas a posse do imóvel você apenas comprará os direitos possessórios sobre esse imóvel, mas não a propriedade dele. Com o tempo talvez caiba usucapião para regularizar a propriedade mas veja bem: eu disse "talvez".

há 3 anos

Precisa solicitar todas as Certidões necessárias dos vendedores e do imóvel! O mais sensato é buscar ajuda de um Corretor de Imóveis de sua confiança ou por indicação de alguém de sua confiança. Para transferir ao seu nome, precisa ter a escritura já lavrada em seu nome, recolher ITBI e dar entrada ao Cartório de Registro competente! (vale ressaltar que dependendo da necessidade o Cartório poderá solicitar outros documentos emitindo uma "nota de exigência").

Compartilhe esta Pergunta