Pergunta
Através de um Tabelionato de Notas.
há 3 anos
85Maria ângela Camini
Marcel Brandão
Perguntador
há 3 anos
Como se faz uma escritura de imóvel?
Respostas (8)
Maria ângela Camini
Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.651
há 3 anos
Através de um Tabelionato de Notas.
Martins
Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 208
há 3 anos
Basta ir no cartorio.
Zafir Russo
Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 7.440
há 3 anos
O Cartório de Registro de Imóveis lhe informará!
Lima
Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.959
há 3 anos
Através do cartório de registro de imóveis.
Luis Souza
Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 160
há 3 anos
Saiba onde fazer. ... Reúna a documentação exigida pelo cartório. ... Verifique as certidões negativas. ... Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. ... Espere a análise do tabelião. ... Compareça ao cartório. ... Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. ... Aguarde a escritura ser analisada.
Messias
Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 127
há 3 anos
Qual o passo a passo para tirar a escritura da casa? Saiba onde fazer. ... Reúna a documentação exigida pelo cartório. ... Verifique as certidões negativas. ... Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. ... Espere a análise do tabelião. ... Compareça ao cartório. ... Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. ... Aguarde a escritura ser analisada.
Vanderson Ferri
Corretor de imóveis
Nível: 8 - Especialista
Respostas: 10.102
há 3 anos
NO CARTÓRIO DE REGISTRO.
Cerigatto
Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.402
há 3 anos
O primeiro passo, antes do registro do imóvel, é a emissão da escritura, que também é feita no Cartório de Imóveis. Para isso, você precisará apresentar a cópia do contrato de compra e venda assinado e documentos pessoais do comprador e do vendedor. A partir de então, o tabelionato confeccionará a minuta da Escritura e a encaminhará para o comprador e o vendedor validarem o documento. Em posse da escritura, o comprador deverá pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), os custos do cartório e outros possíveis impostos municipais ou estaduais. Depois de realizar esses pagamentos, o tabelionato fará a lavratura da escritura e coletará a assinatura das partes envolvidas, entregando o traslado de escritura para o comprador. A partir de então, o comprador deverá encaminhar esse traslado, junto dos comprovantes de pagamento dos impostos e taxas para que o Cartório efetue o registro na Matrícula do Imóvel. O prazo para o cartório registrar a escritura é de 30 dias. Após finalizado o processo, o cartório entrega ao comprador a matrícula atualizada do imóvel, já constando o registro do imóvel no nome do comprador.