Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Herdeira pode vender imóvel sem averbação?

Pessoal minha dúvida é tenho um testamento especificando um imóvel mais o mesmo não está averbado no cartorio, Eu como herdeira posso vender o terreno sem precisa averbar a casa e passar para o meu nome, o terreno tem escritura no nome do meu falecido pai.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Herdeira pode vender imóvel sem averbação?

Pessoal minha dúvida é tenho um testamento especificando um imóvel mais o mesmo não está averbado no cartorio, Eu como herdeira posso vender o terreno sem precisa averbar a casa e passar para o meu nome, o terreno tem escritura no nome do meu falecido pai.

Respostas (8)

há 3 anos

Você até pode conseguir vender, porém o comprador para registrar em cartório precisará fazer a averbação. Sobretudo, algo que você deve atentar, e para isso recomendo procurar um advogado, é que mesmo que o imóvel conste em testamento, ele está no nome do seu pai, e para você vender precisa passar para o seu, pois não irão comprar o bem de uma pessoa falecida, certo? O primeiro passo, é fazer o inventário, nisso será cobrado uma taxa o ITCMD, você precisará disso inicialmente para passar o bem para o seu nome. O processo mais simples, se não houverem mais herdeiros para contestar, é de forma extrajudicial em cartório, pois caso necessite do âmbito judicial deverá pagar o honorário que é com base no valor total do imóvel. Procure fazer o inventário primeiro, e passar para o seu nome, para então ver se regulariza a questão da averbação (acho muito mais fácil e rápido conseguir vender com isso regularizado), o tempo que levará para regularizar certamente irá superar a demora de encontrar um comprador que queira imóvel não averbado. Espero ter ajudado!

há 3 anos

Precisa ser feita a transferência para o seu nome para que Vc. Possa vender. Nem todos os cartórios aceitam, e aqui na minha região não aceitam, mas Vc. Pode ir ao cartório de sua cidade se informar da possibilidade de como uma cessão de direitos transferir a sua parte do testamento direto em benefício de uma outra pessoa.

Compartilhe esta Pergunta