portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

7

Você deve preencher um documento de declaração de pose e registrar em cartório.

há 2 anos

71
imóvel guide usuário

Maria Do Socorro Silva Rodrigues

Perguntador

há 2 anos

Como faço para conseguir declaração de posse?

Como faço pra garantir minha morada pois á casa onde moro já 21 anos foi dada por minha sogra mais hoje ela é falecida meu marido filho dela também faleceu e tudo foi feito verbalmente sem uma documentação temo que algum dia o filho que mora em um dos imóveis no mesmo terreno queira me tomar a casa fiz melhorias reformas gastei com obras o que faço pra me precaver.

Respostas (7)

Corretor de imóveis

[email protected]

Corretor de imóveis

Respostas: 9

há 2 anos

Você deve preencher um documento de declaração de pose e registrar em cartório.

Corretor de imóveis sem foto

Alexandre Galhardo

Corretor de imóveis

Respostas: 15

há 2 anos

Declaração de posse tem que ser feita no cartório de notas.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Terreno com duas casas os filhos são os herdeiros. Assim com o falecimento cada filho herdou 50% do terreno e 50% de cada uma das casas no terreno consideradas benfeitorias. Como seu esposo faleceu, você herdou os 50% dele junto com este irmão se você e seu esposo não tiveram filhos. Se tiveram filhos o irmão exclui da herança e os filhos herdam junto com você na mesma proporção. Como nada tem documento a regularização é por usucapião e nesses casos declaração de posse não é mais aceita. Você tem que fazer uma Ata Notarial que inclusive é válida como documento para fins de usucapião. No Tabelionato de notas você solicita esta Ata. O oficial vai até o imóvel e relatará tudo que verificar, vizinhos podem atestar a tua posse e tempo em que reside no imóvel, benfeitorias realizadas. É um documento um pouco caro, mas como é garantia oficial de posse mansa e pacifica e dos teus investimentos, vale a pena. Procure a orientação de um advogado. Guarde todas as notas e recibos de gastos em benfeitorias e lance esta casa em teu imposto de renda.

Corretor de imóveis sem foto

Maura Teixeira Borges

Corretor de imóveis

Respostas: 108

há 2 anos

Tem procurar um advogado pois precisa registrar a escritura informando o tempo da posse.

Corretor de imóveis

Cláudia Maria Carvalho Lopes

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 399

há 2 anos

Faça acordo urgente e acerte amigavelmente para legalizar o imóvel.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.593

há 1 ano

Doações de ascendentes a descendentes devem ser coladas à herança por ocasião da morte dos doadores de forma que a melhor opção é seu marido entender-se com os demais herdeiros.

Faça uma nova pergunta: