Pergunta
Documentação do imóvel A entrega da documentação de comprador e vendedor inicia efetivamente o processo de compra e venda do imóvel. É nesse momento que se torna necessária a apresentação dos arquivos referentes à propriedade. Nesse momento, é preciso atentar aos seguintes documentos: 1. Certidão atualizada de registro do imóvel Esse documento comprova exatamente qual é a situação do apartamento. Não se deve aceitar escrituras ou contratos particulares como substitutos a essa certidão, pois eles não apresentam todas as informações necessárias. 2. Certidão de ônus reais O objetivo desse documento é comprovar a disponibilização do imóvel e apontar se há penhora ou hipoteca do bem. Essa certidão pode ser solicitada no Cartório de Registro de Imóveis. 3. Certidão de quitação fiscal e situação enfitêutica ou guias de IPTU pagas O Imposto Predial e Territorial Urbano é de responsabilidade do proprietário e, por isso, é necessário estar totalmente quitado para a autorização do processo de compra e venda. Deve-se comprovar o pagamento dos últimos dois anos com guia emitida pela Prefeitura. 4. Declaração de quitação de obrigações condominiais Essa certidão serve para os casos em que o imóvel está em condomínio fechado ou edifício. Deve ser solicitado junto ao síndico ou administradora condominial, já que a inadimplência pode trazer problemas ao comprador.
há 4 anos
91Cerigatto

Oscar Lima
Perguntador
há 4 anos
Documentação de imovel residencial?
Como sei qual a documentação que preciso ter de um imóvel residencial?
Respostas (8)

Cerigatto





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.877
há 4 anos
Documentação do imóvel A entrega da documentação de comprador e vendedor inicia efetivamente o processo de compra e venda do imóvel. É nesse momento que se torna necessária a apresentação dos arquivos referentes à propriedade. Nesse momento, é preciso atentar aos seguintes documentos: 1. Certidão atualizada de registro do imóvel Esse documento comprova exatamente qual é a situação do apartamento. Não se deve aceitar escrituras ou contratos particulares como substitutos a essa certidão, pois eles não apresentam todas as informações necessárias.2. Certidão de ônus reais O objetivo desse documento é comprovar a disponibilização do imóvel e apontar se há penhora ou hipoteca do bem. Essa certidão pode ser solicitada no Cartório de Registro de Imóveis.3. Certidão de quitação fiscal e situação enfitêutica ou guias de IPTU pagas O Imposto Predial e Territorial Urbano é de responsabilidade do proprietário e, por isso, é necessário estar totalmente quitado para a autorização do processo de compra e venda. Deve-se comprovar o pagamento dos últimos dois anos com guia emitida pela Prefeitura.4. Declaração de quitação de obrigações condominiais Essa certidão serve para os casos em que o imóvel está em condomínio fechado ou edifício. Deve ser solicitado junto ao síndico ou administradora condominial, já que a inadimplência pode trazer problemas ao comprador.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 4 anos
Se você já é dono, os documentos oficiais são a matricula imobiliária que é como se fosse a certidão de nascimento do imóvel, a cadastro municipal para fins de cobrança de impostos como IPTU e taxa de lixo e o documento que deu origem a tua propriedade, escritura de compra e venda, formal de partilha, escritura de doação.

Abravanel



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 2.400
há 4 anos
Documentação do imóvel Certidão atualizada de registro do imóvel. Esse documento comprova exatamente qual é a situação do apartamento. . . . Certidão de ônus reais. . . . Certidão de quitação fiscal e situação enfitêutica ou guias de IPTU pagas. . . . Declaração de quitação de obrigações condominiais.

Alana
Corretor de imóveis
Respostas: 71
há 4 anos
Certidão atualizada de registro do imóvel. Esse documento comprova exatamente qual é a situação do apartamento. . . . Certidão de ônus reais. . . . Certidão de quitação fiscal e situação enfitêutica ou guias de IPTU pagas. . . . Declaração de quitação de obrigações condominiais.

Vanderson Ferri







Corretor de imóveis
Nível: 8 - Especialista
Respostas: 10.069
há 4 anos
Inscritura e todos impostos pago.

Fernando Wesley Gasques

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 586
há 4 anos
A pessoa necessita ser acompanhada de um Corretor de imóveis ou ate mesmo de um documentista!

Lima





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.882
há 4 anos
Documentos do vendedor (pessoa jurídica) Mostram a situação da empresa com relação a registros e dívidas. Cópia autenticada do contrato social ou estatuto social na Junta Comercial Documentação registrada na Junta Comercial de quaisquer alterações contratuais ou estatutárias Carta com data da última alteração do contrato ou estatuto Certidão negativa de débito com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) Certidão negativa de débitos estaduais obtida na Secretaria de Estado da Fazenda Certidão negativa de ações na Justiça do Trabalho Certidão negativa de ações na Justiça Federal Documentos do imóvel Mostram se existem dívidas atreladas ao imóvel e se ele está devidamente registrado. Cópia autenticada da escritura definitiva em nome dos vendedores, registrada no Cartório de Registro de Imóveis Certidão negativa vintenária de ônus reais. Este documento traz todo o histórico do imóvel nos últimos 20 anos e especifica se existe alguma dívida Registro de ações reipersecutórias e alienações (para saber se o imóvel foi vendido informalmente a alguém). O documento é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis Certidão negativa de impostos expedida pela prefeitura ou cópia do carnê de imposto predial dos últimos cinco anos Cópia autenticada do IPTU do ano, acompanhada de parcelas pagas até a data do negócio, expedida pela prefeitura Averbação da construção junto ao Cartório de Registro de Imóveis Planta do imóvel aprovada pela prefeitura ou croqui com dimensões, assinado pelo engenheiro ou arquiteto com respectivo número do Crea (registro profissional) Certidão negativa de débitos condominiais (em caso de apartamento) Imóvel em inventário Imóveis deixados de herança para alguém precisam de autorização especial para a venda. Os documentos são: Caso haja um menor de idade como herdeiro, é necessária autorização de venda pelo Ministério Público Cópia autenticada do atestado de óbito Cópia autenticada do formal da partilha, documento do qual constam o imóvel e os herdeiros Certidão negativa vintenária de ônus reais Contrato de compra de venda Deve ser feito com acompanhamento de advogado especialista na área e deve conter: Todas as informações dos compradores e vendedores, como nome completo, RG, CPF, título de eleitoral, profissão e estado civil Valor total do imóvel Forma de pagamento Valor dado como sinal Período das parcelas pagas e taxas de juros envolvidas Multas envolvidas em caso de rescisão de contrato, atraso na entrega do imóvel ou entrega do imóvel em condições diferentes daquelas conhecidas e negociadas.

Zafir Russo



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 7.408
há 4 anos
Documentação do imóvel Certidão atualizada de registro do imóvel. Esse documento comprova exatamente qual é a situação do apartamento. . . . Certidão de ônus reais. . . . Certidão de quitação fiscal e situação enfitêutica ou guias de IPTU pagas. . . . Declaração de quitação de obrigações condominiais.