Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O que devo fazer quando dois corretores diferentes trazem o mesmo cliente?

Estou vendendo meu apto e passei pela seguinte situação: um corretor amigo meu, visitou o imóvel com um casal de clientes, que foram captados por um anúncio dele. Após a visita eu precisei me ausentar de casa. Uma hora depois meu vizinho me ligou dizendo que tinha um pessoal de uma imobiliária querendo falar comigo na portaria, e ele informou meu celular. Era outro corretor falando que o casal pediu para ele vir agenciar meu apto e que eles iam comprar com ele pq não gostaram do primeiro corretor. Não marcaram, não me avisaram, simplesmente chegaram dizendo: oi estamos aqui e vamos agenciar seu apto. Informei que esse casal já havia visitado meu apto, e que ele poderia entrar em contato com o primeiro corretor e dividirem a comissão ou então me cobrar menos comissão e eu pagaria a diferença ao primeiro corretor. Não aceitaram nenhuma proposta, dizendo que os clientes queria comprar exclusivo com eles. E que se eu não quisesse assim iam mostrar outro imóvel melhor pra eles! Falei que desvio de cliente é antiético e então colocaram a culpa na cliente. E ainda o gerente dessa imobiliária me mandou um áudio um tanto grosseiro, falando que tiveram trabalho em ir até minha casa e descobrir meu telefone. Conversei com o meu amigo corretor que trouxe os clientes na primeira vez e ele está aberto a negociar, porém os outros querem toda a comissão pra eles. Acho que vou perder o negócio, porém a abordagem e postura do segundo corretor me deixou indignada! O que me sugerem?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

O que devo fazer quando dois corretores diferentes trazem o mesmo cliente?

Estou vendendo meu apto e passei pela seguinte situação: um corretor amigo meu, visitou o imóvel com um casal de clientes, que foram captados por um anúncio dele. Após a visita eu precisei me ausentar de casa. Uma hora depois meu vizinho me ligou dizendo que tinha um pessoal de uma imobiliária querendo falar comigo na portaria, e ele informou meu celular. Era outro corretor falando que o casal pediu para ele vir agenciar meu apto e que eles iam comprar com ele pq não gostaram do primeiro corretor. Não marcaram, não me avisaram, simplesmente chegaram dizendo: oi estamos aqui e vamos agenciar seu apto. Informei que esse casal já havia visitado meu apto, e que ele poderia entrar em contato com o primeiro corretor e dividirem a comissão ou então me cobrar menos comissão e eu pagaria a diferença ao primeiro corretor. Não aceitaram nenhuma proposta, dizendo que os clientes queria comprar exclusivo com eles. E que se eu não quisesse assim iam mostrar outro imóvel melhor pra eles! Falei que desvio de cliente é antiético e então colocaram a culpa na cliente. E ainda o gerente dessa imobiliária me mandou um áudio um tanto grosseiro, falando que tiveram trabalho em ir até minha casa e descobrir meu telefone. Conversei com o meu amigo corretor que trouxe os clientes na primeira vez e ele está aberto a negociar, porém os outros querem toda a comissão pra eles. Acho que vou perder o negócio, porém a abordagem e postura do segundo corretor me deixou indignada! O que me sugerem?

Respostas (9)

há 5 anos

Tanto eticamente ou de acordo com o Creci a comissão para venda para estes clientes apresentados pelo 1° corretor, se deve ao mesmo. E melhor perder uma venda do que ter uma dor de cabeça, pois se antes de vender já estão fazendo isso imagina quando estiver em trâmites. Eles não iram lhe respaldar em nada. Particularmente eu não faço negócio com gente suja.

há 5 anos

Que falta de ética e respeito com as pessoas. eu acho que virão outros clientes interessados no seu imovel. os clientes deviam ter entrado em contato com o primeiro corretor e explicado para ele o ocorrido. e esse outro corretor tbm devia ter explicado para os clientes que isso é falta de ética profissional.

há 5 anos

Eu encerraria o assunto e faria uma queixa no CRECI. Você é o contratante, você contratou seu Corretor de preferência. Se o comprador quer ser atendido por Corretor de confiança dele que pague o Corretor, mas a negociação do seu imóvel é com o seu profissional de confiança. Não existe isso de divida a comissão, faça desconto, pague menos e muito menos a obrigação de você permitir agenciamento do teu imóvel. Se antes de fechar negócio, a outra parte está agindo dessa forma, imagine o que não vai acontecer depois. Encerre o assunto, porque o Corretor que você escolheu foi o de tua confiança e ele tem direito a comissão integral. Você vai deixar uma imobiliária que age desta forma fazer o fechamento do teu negócio? Eu não deixaria.

há 4 anos

E depois dizem que corrupção só tem em Brasilia. . . Veja como são inescrupulosos os agentes envolvidos. Perante a lei o primeiro corretor, ainda que eventualmente não tenha o melhor atendimento , ao olhar do comprador, fez seu trabalho de aproximação das partes, e se continuar trabalhando para tal, tem direito a metade da comissão ainda que seja fechado por outro agente, caso em tela! Sinceramente, a vontade de levar vantagem não tem limites e quando lidamos com pessoas assim temos uma escolha: prosseguir, ou declinar!

há 3 anos

Você é um exemplo a ser seguido, esses casos infelizmente acontecem nessa profissão porém o recomendável é que a imobiliária fizesse a parceria. O que deve prevalecer nesse caso será o bom senso e a ética profissional. Com certeza o seu imóvel não deixará de ser Vendido.

há 3 anos

Pela ética o primeiro corretor de imóveis tem a preferência, já que o casal foi com pra conhecer o imóvel e depois procuraram o novo corretor de imóveis que pode ser um corretor que estão juntos há um tempo, o que você pode fazer é dizer que tem exclusividade com o primeiro e que devem fazer parcerias, ou, pode esperar um pouco mais para vender para pessoas com caráter menos duvidoso, pois, se fizeram um corretor ir mostrar um imóvel que querem comprar com outro Corretor, já começaram mentindo e torna o negócio um pouco duvidoso.

Compartilhe esta Pergunta