Pergunta
Rateio das despesas projetados para aquele determinado ano fiscal.
há 5 anos
178Marcelo Sicoli

Fabiana
Perguntador
há 5 anos
O que é cobrado em um condomínio?
Respostas (9)

Marcelo Sicoli

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 188
há 5 anos
Rateio das despesas projetados para aquele determinado ano fiscal.

Jose Palmares
Corretor de imóveis
Respostas: 3
há 5 anos
O valor é Calculado tendo em conta os seguintes fatores: Custo da portaria. Telefonia fixa e móvel: calculada com base no histórico de consumo. Energia elétrica e água: calculadas com base no histórico de consumo Limpeza e jardinagem. Segurança. Manutenção em geral: como não é possível saber com exatidão o que será gasto, a administração faz uma estimativa. Além do Fundo de Reserva.

Giovanna
Corretor de imóveis
Respostas: 20
há 5 anos
A taxa de condomínio é um valor pago mensalmente por todos os moradores que serve para o custeio da manutenção das áreas comuns do prédio.

José Grandi
Corretor de imóveis
Respostas: 53
há 5 anos
Manutenção do predio levando em conta as áreas comum.

Lima





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.882
há 4 anos
É o valor cobrado mensalmente pela administração para custear as despesas da edificação.

Zafir Russo



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 7.408
há 5 anos
Taxa de manutenção do Empreendimento!

Marcelo Sicoli

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 188
há 5 anos
Tema de inquietação dos profissionais do ramo de imóveis são os crescentes custos condominiais. Essa estrutura de custos sofreu aumentos acima da inflação nos últimos anos em conexão com a elevação dos custos trabalhistas e especialmente o aumento nas tarifas de energia elétrica. Sabe-se que a taxa de condomínio é um fator relevante na tomada de decisões e que não pode ser facilmente flexibilizada, quer dizer, reduzida mediante negociação, como é no caso do aluguel. Como consultor de alguns condomínios, ouço afirmações genéricas e pouco construtivas, como: “Este condomínio está caro!”, “No condomínio X a taxa é mais barata que no Y!” ou “Temos que reduzir despesas”. A taxa de condomínio é basicamente a soma da previsão de despesas daquele empreendimento divido pela quantidade de unidades por fração ideal. Assim, quanto maior o imóvel, maior será a taxa dentro daquele contexto. Aspectos muito diversos compõem a estrutura de custos: tempo da construção (e suas respectivas manutenções com o envelhecimento da edificação), quantidade de elevadores, gás e água inclusos ou não, quantidade de funcionários, gerador de energia, demandas judiciais ou mesmo rendas extraordinárias com alugueis de depósitos, vagas de garagem, antenas de telefonia, reuso de água de torneiras e chuva, geração de energia solar, que alguns síndicos como eu já implementaram em seu condomínio para aumentar receitas ou reduzir despesas. A quantidade de unidades para dividir a conta é relevante também. Há prédios com 36 unidades com estruturas idênticas a outro com 120. Em São Paulo, certos prédios residenciais dispõem de vigilância armada, grande área de lazer para 15 apartamentos apenas, que pagam mensalmente quantias acima de R$10 mil por mês apenas de taxa de condomínio. Ao invés de criticar seu síndico e administradora de condomínio, é gentil ao menos minimamente entender seu trabalho. Bastante complexo vale registrar.

Abravanel



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 2.400
há 4 anos
A taxa de condomínio é um valor arrecadado mensalmente dos moradores. Ela custeia serviços importantes para o dia a dia de todos, como segurança, conta de água, manutenção das áreas comuns do prédio, impostos e gastos com produtos de limpeza, por exemplo.

Vanderson Ferri







Corretor de imóveis
Nível: 8 - Especialista
Respostas: 10.069
há 5 anos
A taxa condominial arrecadada mensalmente é destinada a cobrir as despesas de manutenção e conservação do edifício. . . . Outra maneira de estipular o preço do condomínio é através da cobrança de uma taxa fixa com base na média dos gastos. Todo mês, é cobrada a mesma taxa, mas nem sempre equivale ao valor real que foi gasto.