Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Comprei um terreno que me foi apresentado por dois corretores.

Comprei um terreno que me foi apresentado por dois corretores e agora um deles está me ameaçando de ação judicial para receber a comissão. O terreno foi oferecido inicialmente por uma imobiliária e pelo valor na ocasião eu não tinha como pagar. Cerca de um mês depois um outro corretor de outra imobiliária me ofertou um terreno por um valor mais baixo, na mesma localidade, resolvi então ir visitar e chegando lá constatei que se tratava do mesmo terreno, o corretor então manteve o valor e eu disse que ficaria com o terreno por este valor. Fiquei aguardando a proposta formalizada para pagamento do sinal, então o corretor me ligou dizendo que o vendedor não estava mais vendendo por aquele valor, eu disse que não interessava mais e nunca mais falei com ele, perdi a confiança. Resolvi efetivar a compra com o primeiro corretor, pois a conversa foi a mesma desde o início e eu confiei muito mais nele. Agora este segundo corretor está me ameaçando de ação judicial, exigindo que eu comprador lhe pague comissão por que ele me mostrou o terreno. Eu como consumidor não tenho direito de optar pelo profissional que prefiro ser atendido? Compra de imóvel é coisa séria, eu quis finalizar com quem me atendeu de forma mais transparente, não levei vantagem em nada, pagaria o mesmo valor pra qualquer um deles, aliás comissão esta que foi paga pelo vendedor e eu como comprador não teria nenhuma relação com isso. Agradeço!

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Comprei um terreno que me foi apresentado por dois corretores.

Comprei um terreno que me foi apresentado por dois corretores e agora um deles está me ameaçando de ação judicial para receber a comissão. O terreno foi oferecido inicialmente por uma imobiliária e pelo valor na ocasião eu não tinha como pagar. Cerca de um mês depois um outro corretor de outra imobiliária me ofertou um terreno por um valor mais baixo, na mesma localidade, resolvi então ir visitar e chegando lá constatei que se tratava do mesmo terreno, o corretor então manteve o valor e eu disse que ficaria com o terreno por este valor. Fiquei aguardando a proposta formalizada para pagamento do sinal, então o corretor me ligou dizendo que o vendedor não estava mais vendendo por aquele valor, eu disse que não interessava mais e nunca mais falei com ele, perdi a confiança. Resolvi efetivar a compra com o primeiro corretor, pois a conversa foi a mesma desde o início e eu confiei muito mais nele. Agora este segundo corretor está me ameaçando de ação judicial, exigindo que eu comprador lhe pague comissão por que ele me mostrou o terreno. Eu como consumidor não tenho direito de optar pelo profissional que prefiro ser atendido? Compra de imóvel é coisa séria, eu quis finalizar com quem me atendeu de forma mais transparente, não levei vantagem em nada, pagaria o mesmo valor pra qualquer um deles, aliás comissão esta que foi paga pelo vendedor e eu como comprador não teria nenhuma relação com isso. Agradeço!

Respostas (9)

há 4 anos

É isso, meu amigo, voce esta com a razão. Em primeiro lugar quem paga a comissão é quem esta vendendo. Em segundo lugar voce pode escolher seu corretor ou imobiliaria e tratar com ele. Neste caso o corretor que reclama não conseguiu te atender devidamente e acabou perdendo a preferencia.

há 4 anos

Ocorre que todas as transações comerciais devem ser pautadas na boa fé objetiva das partes. Ele pode sim te processar. E como a justiça vai julgar isso dependerá das provas que cada um apresentar, ok? O juiz verá as duas partes da demanda e decidirá com base na situação concreta e no livre convencimento dele (juiz).

há 4 anos

Você tem o direito de escolher o profissional que vai te atender e portanto nem se preocupe porque o Corretor não vi ter sucessos e te acionar na justiça. Se ele não trabalhou para te atender adequadamente e você prefeitura outro que também tinha este terreno a venda, esta tudo certo. O vendedor sim pode ser acionado pelo Corretor só que você como testemunha poderá testemunhar que o atendimento prestado a você não surtiu o efeito desejado. Se você e o vendedor tivessem dispensado o Corretor, aí sim ele teria direito a buscar a justiça contra o vendedor, mas não é o caso.

há 3 anos

Vamos ver como a justiça resolve, após o julgamento do mérito. Relações comerciais exigem a boa fé objetiva de todos os envolvidos. Havendo processo só te resta contratar advogado para sua defesa, ou, se for processo no JEC, defender-se pessoalmente.

Compartilhe esta Pergunta