há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Proprietário pode fazer reajuste no valor do aluguel?
Tenho um contrato de aluguel de 30 meses. Em setembro desde ano (2021) fez 1 ano que estou aqui. No contrato não tem cláusula dizendo que teria aumento do valor desse aluguel. E agora ele diz que terá um reajuste. Ele pode fazer isso ?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Proprietário pode fazer reajuste no valor do aluguel?
Tenho um contrato de aluguel de 30 meses. Em setembro desde ano (2021) fez 1 ano que estou aqui. No contrato não tem cláusula dizendo que teria aumento do valor desse aluguel. E agora ele diz que terá um reajuste. Ele pode fazer isso ?
Respostas (10)
Sim, reajuste de aluguel é anual com base em alguma tabela, normalmente se utiliza o IGPM.
há 4 anos
O art 18 da lei de locações diz que é licito. Entre as partes ajustar clausula de. Ou inserir , quando se trata de reajuste.
há 4 anos
Sim o contrato é de 30 meses porém os reajustes ocorrem depois de 12 meses utilizando o indice econômico que consta no contrato.
há 4 anos
Somente se houver estipulado clausula de correção/ reajuste.
há 4 anos
Sim pode, verifique em seu contrato se há cláusula que prevê o reajuste do locatício anualmente, pode ser que antes de assinarem o contrato houve um acordo nesses termos entre o locador e locatário que não houvesse reajuste anual durante a vigência do contrato. Mas há a possibilidade que não seja seu caso.
há 4 anos
Nao foi colocado nenhum reajuste e nem indexador no contrato? segue o que acordaram no contrato.
há 4 anos
Todo contrato de locação é atualizado o valor a cada 12 meses ( geralmente pelo IGPM) mas veja o que diz o contrato de locação.
há 4 anos
É possível a cada 12 meses, conforme os índices descritos em contrato.
há 3 anos
Normalmente após 12 meses existe o reajuste pelo índice que consta no contrato de locação, normalmente sempre após 12 meses existe o reajuste, observe o contrato de locação, e caso esteja desconfortável com a situação,busque a orientação de um advogado.
há 2 anos
Pode sim, conforme prevê a lei do inquilinato ou lei 8.245/91.
Compartilhe esta Pergunta