Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como cobrar o aluguel e taxas, gás, condomínio, IPTU?

Tenho uma casa que aluguei por R$700,00 e desse valor pago o condomínio (R$100,00) e o IPTU (R$130,00). Eu devo cobrar a parte os itens citados ou não?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Como cobrar o aluguel e taxas, gás, condomínio, IPTU?

Tenho uma casa que aluguei por R$700,00 e desse valor pago o condomínio (R$100,00) e o IPTU (R$130,00). Eu devo cobrar a parte os itens citados ou não?

Respostas (9)

há 5 anos

Vale o que está definido no contrato de locação, Ele faz lei entre as partes, desde que não seja ilegal perante a lei de locações, a 8.245/91. Dá a entender pela sua pergunta que você recebe um valor fixo e paga despesas que o imóvel gera, portanto elas não foram repassadas ao locatário, permanecem com o locador.

há 3 anos

Sem ler o contrato impossível te orientar. Normalmente as despesas ordinárias do condomínio ficam por conta do locatário e as extraordinárias ficam por conta do locador. E o IPTU só pode ser repassado ao locatário se constar essa possibilidade do contrato.

há 5 anos

Se você já alugou e não determinou a cobrança em separado das taxas no contrato, não poderá agora separar pois já esta alugado e valendo. Nesse caso cobrará 700 por mesmo de aluguel e nada mais, arcando com o ônus das despesas e somente uma vez por ano poderá reajustar o aluguel pelo índice do contrato. Este tipo de cobrança chamada de pacote fechado é prejudicial na locação residencial devendo ser usada somente nas locações por temporada. Se no meio desse ano o condomínio aumenta, você vai arcar com este ônus porque não pode repassar ao locatário. Cobre sempre separado com cláusula que determine que o lcoatário pagará as taxas do imóvel locado. Separe todos os valores no boleto.

Compartilhe esta Pergunta