Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quais os direitos do inquilino sobre o pagamento de caução?

Depositei 2 meses de aluguel, como caução e o combinado foi eu não pagar os 2 últimos meses do aluguel. Quando eu assinei meu contrato, meu aluguel era R$ 650, 00 e depois de q ano, foi para R$ 720, 00. A proprietária agora diz, que eu tenho que pagar essa diferença.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Quais os direitos do inquilino sobre o pagamento de caução?

Depositei 2 meses de aluguel, como caução e o combinado foi eu não pagar os 2 últimos meses do aluguel. Quando eu assinei meu contrato, meu aluguel era R$ 650,00 e depois de q ano, foi para R$ 720,00. A proprietária agora diz, que eu tenho que pagar essa diferença.

Respostas (11)

há 3 anos

A caução é garantia de contrato que não deve ser usada para remunerar os últimos meses de contrato, mas infelizmente as pessoas continuam agindo desta forma. Em relação a sua dúvida, sim a locadora pode te cobrar a diferença porque se a caução é de três alugueis e o aluguel e este foi atualizado mantém o valor atualizado. Ela poderia ter pedido o reajuste da caução na data do reajuste do aluguel, em vez disso deixou para o final.

há 2 anos

Sim, ela está correta. O deposito caução na realidade visa garantir o contrato. Se ao final do contrato você estiver adimplente com suas obrigações contratuais, o valor deve ser restituído, acrescido de juros e correção monetária, baseado na variação da correção da caderneta de poupança. Assim, havendo acordo você pode deduzir o valor do alugueis do valor que seria restituído, se o valor corrigido não cobrir o valor dos alugueis é correto ela exigir a complementação.

Compartilhe esta Pergunta