Adão Roseno

8 Artigos

Leituras: 1.429 pessoas leram seus artigos

Agradecimentos: 330 pessoas curtiram seus artigos

Colunista desde: 05/2022

Site: www.adaorosenoimoveis.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Adão Roseno é Corretor de Imóveis com formação em Gestão em negócios imobiliários, está entre os TOP 200 corretores(as) com amplo destaque em áreas como: Imóveis, Negociação, Condomínio, Documentação, Financiamento e etc, possuindo um total de 8 artigos publicados e mais 810 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2012 atuando principalmente nos bairros Jardim aurora1, Jardim aurora2, Porto maringa, Porto rico pr e Jardim são paulo, e já trabalhou em empresa como: Ingá real imóveis.

Como Encantar Seu Cliente

Corretor de Imóveis

Como Encantar Seu Cliente

26/01/2024

Para sobreviver em um mercado competitivo com muitos oportunistas tentando atrapalhar negócios, o melhor que temos que fazer é estudar o mercado e ter domínio sobre vários  assuntos abordados em negociação imobiliária. assim terá um diferencial que irá criar uma experiência positiva  ajudará a fidelizar seu cliente. segue algumas dicas que poderá ajudá-lo: - 1 escutar o cliente: antes de sair correndo atrás de imóveis para seu cliente , procure ouvir com atenção toda necessidade desejos e preocupações  e desejos do cliente, assim estará criando um conexão com esse cliente; - 2 estudo de caso:  nesse passo você terá que estar bem informado sobre o mercado local, tendências, regulamentações , vícios não oculto do imóvel. assim demonstrará  profissionalismo e confiança; - 3 seja transparente:  não tente impressionar seu cliente, seja sincero transparente e direto, se não souber algo , busque informações demonstrando interesse em ajudá-lo,  explique todo o processo da compra evitando gírias locais; - 4 tenha empatia: sempre é bom se colocar no lugar do outro, seu cliente se sentirá valorizado  ao perceber que estará fazendo para ele aquilo que gostaria que fosse feito para você; -5 apresentação:  sua apresentação é muito importante, pois a primeira impressão é a que fica. mantenha uma postura positiva e seja Cortês; - 6 personalize seu atendimento:  busque sempre que possível fazer um atendimento personalizado para cada cliente, pois não há um padrão único de cliente, lembre que para cada imóvel existe um perfil de cliente, mas o atendimento é único para cada um. -7 ofereça soluções:   vá além das simples transação imobiliária, sempre que possível ofereça soluções para seu cliente, se ele precisar faça o acompanhamento, de uma assistência pós venda,         Quando  agregamos valores ao nosso atendimento, adquirimos respeito, confiança, e criamos um relacionamento  sólido que levará a recomendações positivas a curto e longo prazo. isso gerará depoimentos que aumentará sua credibilidade e confiança,  que automaticamente gerará mais negócios, garantindo mais lucros. que automaticamente te dará mais confiança para os próximos atendimento.  em resumo o corretor precisa ser ético, transparente, discreto, confiável.  o mercado pre É preciso que as pessoas, que tenham empatia, que sejam transparentes, que tenham conhecimento e domínio de mercado, esteja sempre inovando, seja proativo e que seja profissional.

7 Pontos Positivos de Ter um Corretor para Te Auxiliar.

Corretor de Imóveis

7 Pontos Positivos de Ter um Corretor para Te Auxiliar.

25/01/2024

Contratar um Corretor  Imobiliário é caro??????        Um Corretor Imobiliário  é fundamental em uma negociação, estudando o mercado imobiliário e as negociações, citarei algumas vantagens que esse profissional traz para o negócio. 1- Domínio do mercado: Corretores têm um profundo conhecimento do mercado  imobiliário local, que poderá lhe passar preço de propriedades, tendências do mercado, áreas em crescimento e outras informações relevantes . 2- Negociação Profissional: Corretores têm conhecimento técnico e habilidades de negociação e uma vasta experiência em lidar com compradores e vendedores, eles podem ajudar na precificação  e em uma transação segura auxiliando nos detalhes contratuais da venda. 3- Networking:   Corretores tem uma ampla rede de contatos, bons parceiros, grupos de compra e venda fechados, o que permite uma negociação mais segura. 4-Assessoria Legal: Corretores buscam levantar toda informação do negócio, tem um conhecimento amplo das leis  locais, que poderá te passar sobre a viabilidade do negócio. 5-Economia de Tempo: Comprar ou vender uma propriedade com um corretor  te poupará  de desgaste por ser um processo demorado e complexo. esse profissional  tem o domínio da situação isso fará com que economize tempo . 6- Assistência na Documentação: Corretores podem ajudar na preparação e revisão de documentos contratuais , garantindo que todas as formalidades legais sejam cumpridas. 7- Gestão de Estresse:  Por fim, uma transação imobiliária pode ser estressante, um corretor experiente pode gerenciar essa situação e tratar de forma natural, transparente e segura.    Do meu ponto de vista, contratar um  corretor imobiliário em uma negociação,  podemos dizer que é Personalizar o atendimento, pois os corretores podem adaptar seus serviços às necessidades específicas de cada negócio. Embora contratar um corretor envolve custos em termos de honorários (comissões), você terá uma visão diferenciada sobre o trabalho do corretor e sua importância . entenderá que vale a pena a contratação de um profissional que zelará para que sua  aquisição ou venda seja bem sucedida  de forma suave, natural e que atrás do trabalho desse profissional tem um conselho que fiscaliza toda conduta .  certifique-se de que esteja lidando como profissionais credenciados  e bons negócios.     Esse artigo é uma forma de  informar a importância de ter um corretor credenciado nos negócios.

Vantagem e Desvantagem de Comprar uma Casa Financiada

Outras

Vantagem e Desvantagem de Comprar uma Casa Financiada

25/01/2024

Resolvi escrever esse artigo devido  muita gente me perguntar sobre a vantagem e desvantagem de comprar um imóvel financiado.           Comprar uma casa financiada, tem vantagens e desvantagens, mas essa é uma decisão que deverá ser analisada  criteriosamente dependendo de cada caso, ou seja é particular de cada um. destacarei algumas vantagens e desvantagens. Vantagens:                   *Acesso ao imóvel mesmo sem ter  todo o valor para aquisição à vista;                 * Saída do aluguel de imediato;              * pagamentos mensais acessíveis, isso permite que você  distribua o valor em longas parcelas ;                * Possibilidade de valorização, terá um ganho de capital mesmo morando no imóvel. isso permite um retorno sobre o investimento. Desvantagens:              * Custo total efetivo mais elevado, devido a incidência d e juros sobre o saldo devedor.                * Compromisso firmado a longo prazo, pode pintar imprevistos , deixará limitada sua capacidade financeira (comprometimento de renda).                * Riscos econômicos, dependendo do comportamento do mercado , poderá no futuro ter dificuldade para pagamento das parcelas .                *Perda do imóvel em caso de inadimplência,  caso não consiga pagar as parcelas poderá perder para o credor  por meio de processo de execução  hipotecária.          Antes de comprar uma casa financiada, é fundamental fazer um estudo da atual situação financeira, que particular de cada um. fazer um mapa de gastos a fim de amenizar riscos, pode ser de grande importância consultar um profissional financeiro para um estudo de caso, ou um gestor imobiliário para te auxiliar. assim poderá ter uma avaliação personalizada  e uma visão geral do comprometimento de sua renda.             Em outras palavras, antes de comprar ou entrar em um financiamento a longo prazo, é  de suma importância fazer essa análise financeira, para que tenha uma visão geral do mercado e estar mais seguro do que estará fazendo.  pois de forma geral investimento em imóvel é sempre um negócio seguro. que poderá lhe proporcionar uma  uma realização pessoal, onde vale a velha máxima quem compra terra não erra, isso vale para imóveis de forma geral.           lembrando que o objetivo desse artigo , é criar uma visão geral no comprador que o mercado é seguro, o que deve ser levado em conta é o perfil particular de cada possível comprador.

O Comportamento do Consumidor  e as Influências na Compra

Captação

O Comportamento do Consumidor e as Influências na Compra

19/05/2023

 O Comportamento do Consumidor do Mercado Imobiliário e o Poder da   Influência na Decisão de Compra.  É fundamental que o gestor imobiliário ou o corretor de imóveis esteja sempre atento para observar minuciosamente o comportamento que o consumidor desempenha, é um papel crucial nas decisões de compra e esse comportamento tem influenciando setores-chave da economia, como, por exemplo, o mercado imobiliário.  Ao entender como os consumidores tomam suas decisões de compra, podemos compreender melhor suas preferências e necessidades, bem como as influências que moldam suas escolhas. Escolhas essas formadas por um conjunto de ideias ou pesquisas.  É preciso entender que esse comportamento do consumidor é um processo complexo e multifacetado, ele pode ser influenciado por uma variedade de fatores, incluindo características pessoais, como idade, gênero, renda e estilo de vida. Fatores psicológicos, como percepção, motivação, atitude e personalidade, esse comportamento é muito significativo, pois irá influenciar na forma como os consumidores tomam suas decisões e é preciso estar atento, pois, os fatores sociais, como cultura, grupos de referência, família e influências sociais também exercem uma influência significativa assim como fatores situacionais, como o contexto de compra, o tempo disponível e os recursos financeiros, também podem afetar suas escolhas.  Quando se trata do mercado imobiliário, o comportamento do consumidor é um elemento-chave. Os consumidores que procuram comprar um imóvel consideram vários fatores, dentre eles podemos definir a localização do imóvel o que mais influência na tomada de decisão, ou sendo um dos principais influenciadores que pode ser crucial na decisão. A proximidade de serviços essenciais, como escolas, hospitais, transporte público e áreas comerciais, pode ser um fator determinante para muitos consumidores. Além disso, a valorização imobiliária, as tendências de preço, a oferta e a demanda na região também influenciam as decisões de compra.  Outra influência crucial no mercado imobiliário é o preço, os consumidores consideram o valor do imóvel em relação ao seu orçamento e às expectativas de investimento. Condições favoráveis do mercado, como taxas de juros baixas, podem estimular a demanda e influenciar as decisões de compra. A condição e a qualidade do imóvel também exercem um impacto significativo nas decisões dos consumidores. Um imóvel em bom estado de conservação, com recursos modernos e funcionais, tende a atrair mais compradores.  Em resumo é um start para o corretor ou gestor colher informações sobre a preferência do cliente e apresentar aquilo que ele realmente busca.

Como Encantar Seu Cliente e Fideliza-lo?

Corretor de Imóveis

Como Encantar Seu Cliente e Fideliza-lo?

18/05/2023

 Sobreviver em um mercado competitivo e informatizado como o de Corretor de Imóveis já não basta apenas tirar o CRECI e ir para um plantão de vendas. O Corretor de imóveis precisa além de dominar a arte de encantar seu cliente com um bom atendimento, ele precisa personalizar cada atendimento como único, é preciso ter empatia e se colocar no lugar do cliente, ter paixão no que esta fazendo, lembrando que a venda não é apenas de produtos, o que pode ser mais uma venda para o corretor, pode ser o sonho e o compromisso de muitos anos para o cliente.  Hoje é preciso entender e estudar o cliente respeitar cada momento, ouvir com paciência e responder cada pergunta com soluções que visam atender suas demandas, entender no contexto geral qual a real necessidade do cliente, proximidade com trabalho, segurança, escola, etc.   Por fim, na medida que você ganha a confiança do cliente, o valor do imóvel almejado já não fará muita diferença, pois ele estará comprando um conjunto de realizações e facilidades para seu dia a dia e você poderá traçar o perfil do imóvel do cliente e fazer uma busca minuciosa com parceiros que tenha o imóvel ideal, assim você poderá acompanhar cada passo da negociação até finalizar o registro.  O corretor não é mais um vendedor de imóveis, ele precisa ter conhecimento, visão de mercado, estar sempre atualizado e com boas parcerias, assim ele estará em constante renovação e o mercado irá inserindo cada vez mais para um mercado de grandes possibilidades e altos ganhos então é preciso ser proativo, estar em constante mudança, encarar o novo e seus desafios, aceitar cada desafio como oportunidade de aprender, estudar o mercado, entender a tecnologia e buscar fazer com que ela trabalhe a seu favor, o corretor deverá prestar uma consultoria em sua área, pois atender no mundo de hoje é uma arte que precisa ser dominada e cada movimento, cada campanha assertiva deverá ser mapeada e aperfeiçoada para o aprimoramento do sucesso na profissão escolhida, seja como corretor ou gestor imobiliário como muitos que foram em busca do conhecimento e prefere ser chamados.

Terrenos Parcelados Porque Sempre Sobe?????

Financiamento

Terrenos Parcelados Porque Sempre Sobe?????

18/09/2022

           Devido muitos clientes me procurarem para entender o porque a compra de um imóvel (terreno ) na modalidade de  parcelamento as parcelas subirem tanto,  parecendo nunca quitar. resolvi escrever esse artigo para esclarecer e orientar sobre.            Quando compramos um terreno de forma parcelada, geralmente além o índice IGP-M ou  IPCA, que são os índices mais comuns, pode ter  mais um indexador de correção juntos, ficando dessa forma IGP-M+0,5%a.m  ou IGP-M+1,0%a.m.  que em outras palavras seria o IGP-M +6% ao ano ou mais 12% ao ano.           Para entender melhor como um contrato nessa modalidade fica.  vamos considerar um contrato acordado em 180x sendo a correção IGP-M + 0,5%a.m. ( para fins de esclarecimento vou considerar o IGP-M como sendo 7% a.a.). Saldo devedor Prazo Valor Parcela R$ 171.000,00 180x R$950,00 Digamos que esse contrato foi firmado em maio de 2020, o primeiro reajuste em 2021 e o segundo em 2022. Sofrendo correcção a cada 12 meses. Decorrido então o primeiro ano ficará as parcelas e o saldo devedor da seguinte forma: Saldo devedor Valor  Pago  Valor das Parcelas saldo de 168x R$ 180.348,00 R$11.400,00 R$ 1,073,50 Nesse caso após pagar 12parcelas de 180x terá pago um valor de R$11.400,00 e deve um total de 168 parcelas. que será corrigida lembrado que consideramos o igp-m de 7%a.a + 0,5%a.m. Contrato Inicial Valor Pago Parcela Inicial Parcela Reajustada Total de Parcelas Restante Saldo Devedor R$171.000,00 R$24.282,00 R$950,00 R$1.213,06 156x R$189.236,58 Veja agora que após o segundo ano pagando as parcelas foram corrigidas, ficando o saldo devedor maior que o inicial. no ato do fechamento do contrato. neste caso o contrato firmado foi de R$171mil e ja foram pago R$24.282,00 e o saldo agora é de R$189.236,58. espero ter esclarecido como é essa modalidade de financiamento. a vantagem que na maioria das vezes a entrada é a primeira parcela. e  o loteador ficará com um capital parado para receber um pouquinho por mês. ai a diferença do sistema sac onde as parcelas vão caindo. o financiamento é direto com o banco.   lembrando que os valores são valores de um contrato real  só o IGP-M que usei como 7%a.a para fins de esclarecimentos.      

As Vantagens de Ser Corretor de Imóveis Autônomo!

Corretor de Imóveis

As Vantagens de Ser Corretor de Imóveis Autônomo!

30/06/2022

                  Muitas vezes  durante o Curso Técnico em Transações Imobiliárias - TTI, o aluno começa a ter dúvidas, ser um Corretor Autônomo ou trabalhar em uma Imobiliària.  Essa dúvida é muito mais comum do que podemos imaginar, uma vez que as negociações  exige muita cautela nas tomadas de decisões, e o recen formado pode não ter o domínio.                 Para quem decide trabalhar em Imobiliária, terá que dedicar tempo integral, o que particularmente acho que é um grande erro,  o corretor não tem salário fixo,não tem ajuda de custo, muito menos carteira assinada. fica  cumprindo uma escala a espera de um disputado prospecto entrar no plantão de vendas ou  os  leads que o gerente irá distribuir. lead esse que vem de uma "lista fria".                  A única vantagem de trabalhar em imobiliaria, é quando tem corretores experientes prontos para ajudar o novato. caso contrário esse corretor pagará um preço alto para fazer parte do quadro de algumas imobiliarias.                 Mas para quem tem espirito empreendedor e busca liberdade e autonomia para sua vida,  vale a pena ser um Corretor de imóveis Autônomo. pois será o dono do seu tempo, será o responsavel pela tomada de decisão, e com baixo investimento poderá ter clientes qualificados  todos os dias para atender. hoje o Homer tem uma parceiria solida compromissada com o corretor, o guide imovel traz leads que bem trabalhados é venda certa.                         Vantagens de ser Corretor Autônomo: Liberdade de Horários, Comissões Cheias ou dividindo apenas com as parcerias se for o caso. Rapidez nas tomadas de decisões,  Aprendizado Constante, Conhecimento no Mercado.  Independência, o Corretor não dependerá de seu Gerente para decidir sobre uma venda ou uma negociação.                   É desafiador ser Corretor Autônomo, porém, muito gratificante, a cada venda ou intermediação a gente aprende uma nova forma de agir, aprende uma nova abordagem, uma tecnica te fechamento.                   Ser Corretor Autônomo muitas vezes é ser o dono de seu tempo, o dono e o principal responsavel pelas contabilidade de seus ganhos, o gestor de sua vida financeira. a unica desvantagem para quem decide trabalhar como autonomo, é que precisa deixar bem claro o tempo que esta trabalhando e o tempo que esta com a familia, para que não caia na tentação de gastar demais e trabalhar pouco.                   

O Que Não Pode Faltar Em um Contrato de Compra e Venda.

Documentação

O Que Não Pode Faltar Em um Contrato de Compra e Venda.

30/05/2022

                      Um contrato de compra e venda de imóvel, por ser um documento que estará  sendo firmado entre duas partes que são comprador(es) e vendedor(es), e que envolve um bem. deve ser muito bem claro quando estive descrevendo os direitos e obrigações, deve obrigatoriamente constar o seguinte:                 Qualificação das Partes.  Deverá constar nesse contrato a qualificação das partes, como nome completo, endereço, estado civil, rg, cpf, endereço completo, cep. cidade, telefone de contato e email é imprecindivel que se confira todos os dados, principalmente numero de documento, orgão emissor e possivel a data de emissão.                     Descriçao da Coisa.  aqui você descreverá o bem a ser negociado neste caso o imóvel, com endereço completo, matricula, metragem, e as caracteristicas que julgar necessario.                      Preço, Prazo e Forma de Pagamento.  nessa etapa deve-se ter muita atenção e clareza, na forma de pagamento, de que forma será feita e se houve entrada. se sim de que forma ocorreu, se cheque descreve o numero do cheque, banco, e quando em deposito /ted da mesma forma será descriminada. o prazo se houver também tem que ficar estabelecido e bem claro. deverá também no caso de parcelamento já ficar fixado um indice de correçao. ( se fizer necessario) isso evita problemas futuros.                     Transferencia da Posse e Debitos .  é importante que se estabeleça um prazo para a posse do bem em questão seja entregue ao comprador e que se há debitos como ficou acertado,  na maioria das vezes o bem é entregue sem onus. mas que se o comprador tiver que assumir debitos deve ser colocado detalhadamente no contrato.                    Desistência e penalidades.  nesta ultima etapa é muito importante que se tiver possibilidade de desistencia, terá que ser estabelecido uma multa contratual. dessa forma tanto o comprador como o vendedor estará ciente que se  desistir será penalizado com o pagamento de um valor estabelecido como multa (esse valor nunca poderá ser um valor abusivo). e quando não haja a possibilidade de desistencia deixar claro uma clausula de irrevogabilidade e irretratabilidade neste contrato. oriento  sempre que é importante que os contratos de compra e venda seja feito com um advogado ou na presença de um de sua confiança.  

10749 adao-roseno