Soraya Borges

Soraya Borges

11 Respostas

Agradecimentos: 493 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 4 (36%)

Participante desde: 08/2022

SOBRE O RESPONDEDOR:

Soraya Borges está entre os TOP 40 advogados(as) possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 11 respostas em nosso fórum.

Posso trocar meu apartamento da Minha Casa Minha Vida por uma casa?

Não tem problema algum transferir desde que pague registro , ITBI, o fato de você fazer uma permuta nada impede a transferência a não ser que exista algum outro tipo de impedimento na própria matrícula desse bem que impeça a transferência, o ideal é analisar a matricula e caso concreto. Lembrando que antes de comprar qualquer imóvel, é necessário uma analise minuciosa na documentação.

Onde declarar um apartamento financiado no imposto?

Os imóveis devem ser declarados na ficha bens e direitos,. No programa gerador de declaração, em seguida é preciso escolher o código especifico do bem, apartamentos são código 11 e casas código 12, porém, sugiro sempre buscar ajuda de um profissional para não cometer erros.

Quem paga pela “certidão de executivos fiscais”?

A certidão de executivos fiscais pode ser paga tanto pelo comprador quanto pelos vendedores, nesse caso depende de que parte está sendo solicitada, lembrando que no contrato de compra e venda normalmente se coloca uma cláusula onde o comprador tem obrigação de apresentar tais certidões sendo assim quem arca com a despesa é ele. Uma dica alguns profissionais estão dizendo que não é mais obrigatório devido a MP 1085 no artigo 54, não aceitem isso e não repassem, por ser uma Medida Provisória pode ser alterada a qualquer momento e o entendimento majoritário é pelo zelo e cuidado, portando exija todas as certidões.

Como declarar prestação de imóvel?

Declarar as prestações pagas no ano anterior e não o valor total do bem, a cada ano declara o montante pago no ano anterior.

O que faço para declarar a doação de um imóvel com usufruto?

Na ficha de bens e direitos informe que o bem foi doado, declare o CPF dos donatários, na coluna discriminação coloque a informação o mais completa possível.

Como declarar um imóvel em meus bens?

Declare no imposto de renda na sessão bens e direitos,.

Quando eu devo declarar a compra de um imóvel com o FGTS?

Sempre, a diferença será apenas nos campos a serem preenchidos o fato do imóvel ter sido comprado com FGTS ou não, não diferencia na obrigação de declarar o bem.

Qual valor da documentação?

Para não correr o risco de mais ou menos, calcule um valor entre 5 a 6% sobre o valor do imóvel esse será o gasto total que você terá com a documentação, lembrado que a cada município a tarifa de ITBI tem uma diferença.

Como declarar o aluguel no imposto de renda?

Sua pergunta não está clara você recebe ou paga o aluguel?

Como declarar recebimento de aluguel?

Informe o aluguel recebido em rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física ou pessoa jurídica, se você recebe mais de um aluguel por mês some o total e declare o total. Essa declaração é usada como comprovação de renda na hora de comprar um imóvel ou outros bens financiados.

Como não pagar imposto de renda sobre venda de imóveis?

Se você vender seu único imóvel no valor igual ou inferior a 44 mil reais, se atente de não ter usado esse beneficio nos últimos 5 anos. A receita teve diversas mudanças esse ano em se tratando desse assunto, para quem usa a venda para quitar ou pagar parcial financiamento, em até 6 meses. E tem a isenção para quem vende seu imóvel e compra outro em até seis meses, vale a pena conferir as novas regras da receita.

20615 soraya-borges