Raul Ferrari

Raul Ferrari

89 Respostas

Agradecimentos: 2.313 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 33 (37%)

Participante desde: 07/2022

SOBRE O RESPONDEDOR:

Raul Ferrari está entre os TOP 10 advogados(as) possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 89 respostas em nosso fórum.

Qual valor de uma escritura ?

Todo documento celebrado em cartório extrajudicial possui o nome de escritura. Para saber o custo, é necessário se informar junto ao cartório competente o tipo da escritura e o valor do bem, se houver.

Posso ser ressarcido por obras no aluguel?

Juridicamente, se a culpa é do apartamento abaixo do seu, ele deve lhe indenizar pelo prejuízo que sofreu ao não poder fruir do seu imóvel. Isso pode ser verificado junto ao inquilino e ao administrador do imóvel dele.

Como descobrir se posso receber reembolso do aluguel?

O raciocínio está correto, eles devem lhe devolver o que receberam a mais. Você poderá solicitar, primeiro, através de uma conversa amigável o reembolso, informando do ocorrido. Caso não resolvam, sugiro buscar orientação especializada de advogado.

Gerei uma guia do itbi, tem algum problema caso eu não pague?

O procedimento para gerar a guia é complexo, e exige a elaboração da declaração de ITBI. A declaração somente será válida se for paga a guia, então se não for feito mais nada, não haverá qualquer ocorrência.

O proprietário pode alugar o imóvel mesmo com o contrato em dia?

Tudo depende dos prazos estabelecidos em contrato. Geralmente são feitos por 12 ou 24 meses para locação residencial, então se esse prazo ainda não se esgotou, ele não pode te despejar do imóvel, legalmente. Caso já tenha decorrido o prazo, é possível.

Como saber se o valor do IPTU está abusivo?

É possível abrir procedimento administrativo junto à prefeitura do município e solicitar a demonstração dos critérios de avaliação. Caso se neguem, você pode entrar com um processo judicial para exibição de documentos, primeiro, e depois para o correto arbitramento do imposto.

Adiantamento em dinheiro seria correto antes de financiamen?

Esse adiantamento se chama arras, ou sinal de negócio. Trata-se de um procedimento comum, realizado em quase todos os contratos de compra e venda de imóvel. Caso o negócio não seja concluído, desde que não por desistência do comprador, o dinheiro será devolvido.

Como encontrar dono de terreno?

É necessário descobrir a indicação fiscal do imóvel ou o número da matrícula, para solicitar a certidão atualizada no registro de imóveis competente.

Como saber quadra e lote?

É necessário consultar a matrícula do imóvel, que pode ser obtida no cartório de registro de imóveis competente.

Renovação automática de contrato e seguro fiança, como funciona?

Quando o contrato é renovado automaticamente, ele passa a vigorar por prazo indeterminado, caso em que pode ser legalmente terminado pelas partes a qualquer tempo. Provavelmente, no seu caso, você deve estar pagando em dia e o proprietário do imóvel decidiu manter a locação por mais um ano em função do seu bom adimplemento.

Posso comprar imóvel de parente pelo consórcio?

Sim. Tão logo contemplado, você pode adquirir o imóvel que quiser, desde que esteja dentro das condições do consórcio. Sugiro ler as cláusulas do contrato de consórcio com cuidado ou solicitar o auxílio de um advogado.

O que é denunciar a locação?

Denúncia é o termo jurídico dado à manifestação de um contratante com o fim de encerrar o contrato por um motivo fundado. Por exemplo, se o locatário descumprir uma das cláusulas, diz-se que o locador pode denunciar o contrato e encerrá-lo. Após o prazo da locação não é necessário motivo, e é chamada de denúncia vazia.

Quais são as regras para receber a chaves do imóvel?

Pelo o que entendi, você adquiriu um imóvel na planta, e agora ele está em fase de conclusão, correto? Caso seu financiamento já esteja aprovado e esteja pendente apenas o valor da entrada, ele precisa sim ser pago para que você receba as chaves, já que foi o convencionado no contrato. Se eles aceitam parcelamento, o correto seria fazer um acordo para pagamento onde você possa receber as chaves assim que pagar a primeira parcela. Qualquer dúvida, sugiro contatar um advogado.

Como prosseguir após ficar no prejuízo ao alugar um imóvel comercial?

Sim. Tudo indica que houve o descumprimento do contrato, ainda que tenha sido apenas verbal. É cabível, ao meu ver, a propositura de ação judicial de cobrança e indenização por lucros cessantes. Porém, o processo não trará resultado imediato, e é um prejuízo que terá que arcar, por ora. Fico à disposição para auxiliar.

Qual é o prazo para inquilino sair do imóvel?

30 dias pela lei do inquilinato, se já decorrido o prazo estabelecido em contrato para a locação.

Como comprar apartamento para doar?

São operações diferentes. Primeiro é necessário comprar, para então doá-lo.

O dono do imóvel pode pedir o imóvel quando quiser?

Não. Caso não tenha sido estabelecido em contrato o prazo da locação, a lei de locações estabelece 30 dias para a desocupação.

Como financiar um apartamento com o nome sujo?

É pouco provável que qualquer instituição bancária conceda crédito a uma pessoa negativada, já que isso significa que ela não paga suas obrigações financeiras em dia. Dependendo da situação, pode compensar mais procurar fazer um acordo para limpar o nome do que criar situações de fraude que poderão causar prejuízo muito maior no futuro.

Converter Milímetros em Metros.

O prefixo "mili" é de mil, então basta multiplicar por 1000. De todos os lugares onde essa dúvida poderia ser tirada, é intrigante que você tenha escolhido por perguntar aqui...

Pode alugar um apto para 8 pessoas de uma empresa?

Sim, desde que o proprietário não estabeleça um número inferior de moradores no contrato de locação.

19559 raul-ferrari