Paulo Correa

Paulo Correa

33 Respostas

Agradecimentos: 2.372 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 6 (18%)

Participante desde: 10/2021

SOBRE O RESPONDEDOR:

Paulo Correa é Advogado com formação em Direito, está entre os TOP 20 advogados(as) possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 33 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2014 atuando principalmente no bairro São paulo,

Como descubro se existem dividas no imóvel?

É importante solicitar a Certidão negativa de débitos e tributos imobiliários no site da prefeitura e também solicitar a certidão negativa de débitos do condomínio. Por fim, deve-se verificar na matrícula do imóvel se existe alguma ordem de penhora ou indisponibilidade de bens, por exemplo.

Como fazer o inventário e vender o imóvel?

Bom dia! sugiro que você, em primeiro lugar, contrate um advogado. Não é possível realização de inventário sem a presença de um. Dessa forma, ele lhe auxiliará com todo o processo.

O própio corretor faz due diligence?

A due dilligence é importante para dar segurança ao comprador pois analisa a situação do imóvel (que pode ter dívidas de IPTU, por exemplo) e também a situação do vendedor (que pode estar sofrendo execução judicial). Normalmente quem faz essa análise é o jurídico da imobiliária, e não o corretor.

Como emitir e pagar ITBI, para apresentação no cartório?

Normalmente no próprio site da prefeitura. É importante lembrar que em algumas cidades, como São Paula, existe o chamado "valor venal de referência" que a prefeitura toma como base de cálculo para gerar o imposto. Muitas vezes esse valor é maior do que o da própria compra, ou do IPTU, o que é ilegal. Fique atenta.

Vaga de garagem tem IPTU mas não escritura, o que fazer?

Entendo que sim, a vaga provavelmente possui matrícula individualizada. Seria interessante levar a documentação para um advogado analisar. Inclusive, é comum que algumas cidades cobrem, muitas vezes, o ITBI em valor maior do que o correto, como em São Paulo, por exemplo. Cuidado com essa questão.

Quanto custa itbi sp?

O valor do ITBI em São Paulo é de 3% do valor do imóvel. Importante que a base de cálculo deve ser o Valor do IPTU, ou da compra e venda (aquele que for maior). Muitas vezes a Prefeitura aplica o "Valor Venal de Referência" uma terceira base de cálculo que é totalmente ilegal. Cuidado.

Onde pagar itbi sp?

Deve-se gerar a guia no site da Prefeitura de São Paulo. Importante que muitas vezes a prefeitura aplica o "Valor Venal de Referência" (que costuma ser maior) para calcular o imposto. Essa base de cálculo é totalmente ilegal. Cuidado.

Como funciona a doação de imóvel em vida?

Deve-se lavrar a escritura de doação do imóvel no Tabelionato de Notas, recolher o ITCMD e posteriormente registrar a escritura na matrícula do imóvel.

Como funciona uma liminar de despejo de inquilino?

É necessário solicitar em juízo através de ação de despejo comprovando a falta do pagamento.

Como funciona avaliação de imóvel?

Imóveis que valem menos que R$440.000,00 são isentos de lucro imobiliário.

Posso vender um imóvel para uma pessoa com nome sujo?

É sim, mas nesse caso o compradora não conseguirá financiar o restante. Terá que pagar à vista.

O que fazer para desenvolver contrato de compra e venda?

Deve conter algumas cláusulas padrão como descrição do imóvel, preço e forma de pagamento, entre outras. Procure um advogado na sua região.

Posso cobrar muita de proprietário por quebra de contrato?

Depende do previsto em contrato. É comum que em alguns contratos de locação, o imóvel possa ser solicitado a partir do 12º mês sem prejuízo para as partes.

Como saber em qual cartório foi feito o documento de compra de um imóvel?

É necessário consultar na matrícula do imóvel. Lá estará especificado o cartório que efetuou a escritura de venda e compra.

Como saber o valor de escritura de um terreno?

É necessário consultar a tabela de taxas e emolumentos do seu estado.

Como localizar a documentação de um imóvel, já que o cartório fechou?

Esse cartório não fechou não. Fica na Rua Bento Freitas, 256, Vila Buarque em São Paulo.

Em qual lugar consigo segunda via de matrícula?

Você pode solicitar diretamente no cartório de registro de imóveis ou também de forma online no site da ARISP.

Em caso de falecimento do proprietário quem deve pagar o IPTU atrasado?

Os herdeiros, da mesma forma que herdarão o imóvel, também responderão pelas dívidas de ITPU.

Comprei um imóvel por valor inferior ao avaliado pelo banco, o que deve ser feito nesse caso?

Bom dia! O valor para enquadramento no SFH é aquele de avaliação do banco. Como o imóvel foi avaliado com preço maior, tome cuidado pois ao recolher ITBI, alguns municípios, como em São Paulo, muitas vezes também usam como base de cálculo um valor de avaliação maior do que o que foi de fato negociado. Procure um advogado na sua região para uma análise mais precisa.

Como ter acesso a escritura de imóvel?

Solicitando no tabelionato de notas onde ela foi lavrada.

9595 paulo-correa