ELLIS ANDRADE

Ellis Andrade

273 Respostas

Agradecimentos: 763 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 42 (15%)

Participante desde: 07/2023

SOBRE O RESPONDEDOR:

Ellis Andrade é Corretora com formação em Sim. história e Pós graduação em história, está entre os TOP 600 corretores(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Negociação, Jurídico Imobiliário, Financiamento, Imóveis, Condomínio e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 273 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2006 atuando principalmente nos bairros Zona norte e Zona sul, e já trabalhou em empresas como: Construtora gabriel bacelar, Opção imóveis pe e Imobiliária eduardo feitosa.

Lei do inquilinato quem paga o IPTU?

Quem tem a responsabilidade de pagar o IPTU junto à Prefeitura é o proprietário, mas, de acordo com a lei do inquilinato 8245/91, esse valor pode ser incluído no contrato de locação.

Como consigo registrar escritura de casa?

Você deve procurar a cartório de RGI, geralmente é o que fica mais próximo ao imóvel.

Posso transferir uma casa quitar pela caixa sem escritura?

Não consegue. A Caixa lhe fornecerá o termo de quitação em seu nome, então todo trâmite de legalização desse imóvel deve seguir em seu nome, para só depois ser vendido e escriturado no nome do outro proprietário.

Como pagar IPTU em atraso?

Deve-se procurar a secretaria de finanças da sua cidade. A princípio, pode acessá-las através de seus respectivos sites.

Com quantos anos pode comprar um imóvel?

A partir dos 18 anos, contanto que se comprove a renda para aquisição.

Posso ficar na casa mais um mês, mesmo tendo vencido os 30 dias?

Isso depende de algumas coisas, precisa conversar com ele. Digamos, que, contando com sua saída ele já tenha um novo inquilino para a casa? Então, só conversando. Caso não tenha, acredito que não haverá problemas, pois ele receberá mais um mês de locação.

Quando tem que pagar o ITBI?

Caso tenha imóvel já em seu nome na cidade onde estiver o imóvel, 3%. PorÉm esse valor pode cair para 1, 8%, caso seja pago até 30 dias após assinatura do contrato de compra e venda.

IPTU venceu como pagar?

Pode acessar o portal da prefeitura do seu município e procurar a aba serviços.

Quanto preço para atualizar a escritura de um imóvel?

Para fazer a escritura de um imóvel, a média é de 5% do valor do imóvel. Podendo variar (geralmente para menos).

Como faço para procurar casa para alugar?

Você pode fazer uma busca em um dos portais de anúncios na internet, e filtrar o perfil que lhe atende. Analisa as opções que serão apresentadas, depois que selecionar as que mais lhe atende, liga para o contato e marca visita.

Como comprar um imóvel na planta?

Primeira coisa, é ter um perfil apurado do imóvel que lhe atende e principalmente que cabe no seu bolso. Se de 1 quarto, 2, 3. Fazendo isso, pesquisar valores e analisar os que estão dentro do seu orçamento, considerando, entrada a ser dada, valores das parcelas (que devem ser pagas até a entrega), e se for usar financiamento na hora da entrega, é muito importante, que já faça uma análise financeira, se tem FGTS a ser utilizado, considerando que o saldo devedor também sofre correções. Esse passo é importante, para que não haja surpresa no momento de financiar.

Como faço para financiar casa com restrição em meu nome?

Nenhum financiamento é liberado se o imóvel ou o comprador tiver qualquer restrição em seu nome.

Como saber se o imóvel está em meu nome?

Apenas o contrato de compra e venda não lhe dá a propriedade do imóvel. A escritura precisa ser feita e registrada para que o imóvel lhe pertença juridicamente.

Como faço para liberar meu Fundo de Garantia para comprar um imóvel?

O Fundo de Garantia, só pode ser utilizado para quitação junto ao proprietário, ou construtora. Caso vá fazer financiamento e queria utilizar, pode. Pois o financiamento é uma quitação junto ao proprietário, a dívida passa a ser com o banco. Considera-se o saldo de FGTS e abate-se da parcela a ser financiada. A instituição onde estiver tomando o financiamento, solicita a liberação do FGTS.

Pode sublocar imóvel comercial?

Depende do que constar no contrato de locação.

Posso financiar um apartamento com o nome sujo?

Para que o financiamento de um imóvel seja liberado, não poderá ter qualquer pendência do imóvel ou do comprador, mesmo que seja um valor relativamente baixo.

Para compra de imóvel é necessário a minha via do contrato ou apenas do vendedor?

O bom é que todas estejam com reconhecimento. Mas, faz-se necessário que a sua via tenha o reconhecimento dele e na via dele, tenha o seu. Pelo menos isso.

O ITBI é pago pelo vendedor ou comprador?

O ITBI é uma taxa de transferência de propriedade. Logo, essa propriedade está sendo passada para o comprador, portanto a responsabilidade de pagamento é dele.

Problema com o serasa interfere na compra do imóvel?

Interfere. Já que o processo de financiamento está em andamento, seria bom resolver o quanto antes.

31257 ellis-andrade