Adriana Jesus Rocha

Adriana Jesus Rocha

161 Respostas

Agradecimentos: 1.647 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 48 (30%)

Participante desde: 08/2022

SOBRE O RESPONDEDOR:

Adriana Jesus Rocha é Advogada especialista em inventario está entre os TOP 10 advogados(as) com conhecimentos em Jurídico Imobiliário, Documentação, Imóveis, Negociação, Condomínio e etc, possuindo um total de 1 artigo publicado e mais 164 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2019 atuando principalmente nos bairros Embu das artes, Taboão da serra, São paulo e Cotia,

Como requerer usucapião de um terreno?

Boa noite!! Contratando um Advogado e este lhe informara todos os procedimentos que devem ser adotados. Boa sorte!!

Como fazer um inventário de graça?

Boa noite! Procure a Defensoria Pública do seu Estado ou Município. Lembrando que as custas ficam a cargo do Espólio. Boa sorte!!

Onde é feito o inventário?

Boa noite!! No cartório de notas, quando for extrajudicial e no fórum quando for judicial. Boa sorte!!

Como é feita doação de bens em vida?

Boa noite Lucila! Tudo bem com você? Se o imóvel for maior que salários mínimos é necessário que seja feita por intermédio de escritura publica, vá até de notas e este fará para você, mas te aconselho a procurar um Advogado para te auxiliar para que não seja essa doação nula. Boa sorte!!

Quanto tempo leva para um inventário ficar pronto?

Boa noite Meire! Tudo bem com você? Depende de várias situações, mas se você contratar um Advogado especializado em inventário para melhor de assessorar. Boa sorte!!

Qual a diferença entre arrolamento de bens e inventário?

Boa noite Rosilene! Tudo bem com você? O inventario no rito de arrolamento comum nos termos do art. 664. Cujo o valor dos bens não pode ultrapassar 1. 000 salários mínimos; pode ter incapaz (MP deve ser intimado) e pode pagar o imposto (ITCMD) após a partilha, já o arrolamento sumario, todos os herdeiros devem ser capazes; deve ter acordos entre as partes e se tiver herdeiro incapaz também o MP deve ser intimado, agora o inventario comum é o mais demorado, pois, neste pode ter avaliação dos bens. Na duvida contrate um Advogado especialista em inventário e este lhe informará o caminha a seguir. Boa sorte!!

Ação de usucapião é contra quem?

Boa noite Julia! Tudo bem com você? O Polo passivo da ação de usucapião é o proprietário registral. Boa sorte!!

Como calcular o valor do inventário?

Boa noite Maura! Tudo bem com você? Você precisa contratar um Advogado especialista em inventário para que seja feita a partilha, levando em consideração vários fatores, vejamos: quanto herdeiros necessários tem, se tem sobrevivente e entre outras situações pertinentes ao inventário. Boa sorte!!

Quando é possível a realização do inventário de forma extrajudicial?

Boa noite Geni! Tudo bem com você? Para fazer o inventario extrajudicial, as partes precisam estar em comum acordo, não ter menores, e se houve testamento, precisa verificar se o Cartório realiza o inventário e a presença do Advogado é obrigatório. Boa sorte!!

Pode ter mais de um advogado no inventário?

Boa noite Jurandir! Tudo bem com você? Sim, até porque toda relação contratual com o Advogado, precisa haver confiança. Boa sorte!!

Como fazer inventário em vida?

Boa noite Gabriela! Tudo bem com você? Não existe inventário em vida, o que pode fazer é um planejamento sucessório e distribuir seus bens em vida, por intermédio de doação, testamento entre outros instrumento de planejamento sucessório. Não existe herança de pessoa viva. Na dúvida contrate um Advogado de sua confiança. Boa sorte!!

Quem deve assinar o inventário extrajudicial?

Boa noite Jefferson! Tudo bem com você? Todos os herdeiros e o Advogado que estiver patrocinando procedimento, uma vez que a presença do Advogado é obrigatório mesmo em se tratando de inventário extrajudicial. Boa sorte!!

Único herdeiro tem que fazer inventário?

Boa noite Raul! Tudo bem com você? Se houver somente um herdeiro a ação chama de adjudicação de bens, mas é obrigatório o pagamento do ITCMD. Boa sorte!!

Quanto um advogado cobra para fazer um inventário?

Boa noite Ricardo! Tudo bem com você? Aqui em São Paulo eu cobro com base no valor mínimo da tabela da OAB/SP ou seja, se houver litígio eu cobro o percentual de 10% sobre o quinhão que cada herdeiro tem para receber, já se for consensual eu cobro o percentual de 8% do quinhão de cada herdeiro. Boa sorte!!

É necessário advogado para fazer inventário?

Boa tarde Ailton! Tudo bem com você? Sim, é obrigatório a presença de Advogado. Boa sorte!!

Qual imposto se paga na doação?

Boa tarde Elias! Tudo bem com você? O imposto é o ITCMD (imposto de transmissão causa mortis e doação). Boa sorte!!!

Qual o tempo para se fazer um inventário?

Boa tarde Hugo! Tudo bem com você? O prazo pra da entrada no inventário é de 60 dias após o falecimento. A duração do inventário depende se não há conflito é mais rápido. Boa sorte!!!

Um filho pode receber mais herança que outro?

Boa tarde Edgard! Tudo bem com você? A pessoa pode doar até 50% do todo seu patrimônio pra ele quiser, devendo ser resguardo a legítima para os herdeiros necessários. Boa sorte!!

Inventário quem tem direito aos bens?

Boa tarde Rosane! Tudo bem com você? De acordo com a lei a vocação hereditária segue a seguinte ordem: Herdeiros de linha reta: Descendente, Ascendentes e o Cônjuge ou Companheiro em linha colateral: Irmãos, Tios e sobrinhos e os primos. Lembrando que via de regra, os mais próximos excluir os mais remotos. Boa sorte!!

Como funciona o inventário e quais os custos?

Boa noite Tiago! Tudo bem com você? Você o custo com o ITCMD e mais a multa pelo atraso na abertura do inventário. Ademais, pode fazer o inventário cumulativo do seu pai e da sua mãe, mas para isso você precisa contratar um Advogado especialista em inventário para te mostrar o melhor caminho a seguir, uma vez que a depender da situação pode fazer o inventário extrajudicial. Boa sorte!!

21565 adriana-jesus-rocha