Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso vender a parte de um terreno que herdei?

sou meeira da chácara que ficou de herança quero vender minha parte que é do terreno pq meus filhos não tem dinheiro

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Posso vender a parte de um terreno que herdei?

Sou meeira da chácara que ficou de herança quero vender minha parte que é do terreno pq meus filhos não tem dinheiro

Respostas (8)

há 2 anos

Sim, através de uma cessão de direitos hereditários. Se houver dívida na herança o comprador herda a % equivalente a compra do terreno. Se ele comprar 50% do terreno ele adquire 50% da dívida. A cessão pode ser feita até o inventario, após isso vc faz o que bem entender com o terreno. (Estou aprendendo com a Guide e se puder comentar ou fazer observações no que falei irá me ajudar a aprender e ver se estou correto).

há 2 anos

Para vender parte de um terreno herdado, é preciso: > Notificar aintenção de venda oficialmente ao herdeiro que não quer vender sua parte no imóvel de herança e dar-lhe um prazo para se manifestar; > Entrar em ação judicial pedindo a venda do imóvel de acordo com os que está na lei, caso o herdeiro não concorde; > Calcular as mais-valias do imóvel, que são a diferença entre o valor de venda e o valor de aquisição; > Declarar a venda do imóvel no IRS e pagar o imposto sobre as mais-valias. > Encotrar um comprador e fazer a escritura.

há 2 anos

Sim. Somente pode vender propriedade herdada após ser feito o inventário, ou seja a partilha do bem, nos termos legais. O inventario inclusive pode ser feito no cartório de notas, se não houve herdeiro menor de idade ou incapaz. , Após o inventario feito, deve ser averbado no registro do imóvel os termos da partilha, dizendo a conta parte dos herdeiros.

há 2 anos

Um herdeiro pode, se assim desejar, ceder ou vender a sua parte na herança, seja a cessão dela em sua totalidade ou até mesmo de uma parte dela. Este tipo de negociação é conhecido como cessão de direitos hereditários, sendo o herdeiro chamado de cedente.

há 2 anos

Sim você pode vender. E a estranho se os demais compossuidores não puderem exercer a preferência. Mas será tão fácil assim vender? Ideal seria vender a chácara toda e partilhar a grana. Se algum compossuidor não concordar com a venda cabe ação de extinção do condomínio.

Compartilhe esta Pergunta