Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O que fazer quando uma das partes não concorda em vender o imóvel?

HÁ 20 anos comprei um imóvel e coloquei em nome dos meus 2 filhos e eu como usufrutuário vitalícia. Acontece que com o passar dos anos esse imóvel está ficando inviável para mim, uma vez que é muiito grande, muitas escadas, não tem elevador, adquiri problemas sérios na coluna cervical e LOMBAR, uma vez que são 5 lances de 14 degraus de um andar para o outro, além de excessivas e grandes despesas referentes à manutenção do imóvel e condomínio muiito caro. Um dos meus filhos, mais consciente, reconhece a necessidade de vender o imóvel devido a inviabilidade das despesas e problemas relacionados à minha saúde, porém o outro filho NÃO concorda em vender! Diante desse impasse a situação está piorando pq o imóvel está desvalorizando, as despesas estão aumentando e meus problemas de saúde tem se tornado crônico. Gostaria de uma orientação de um advogado imobiliário com URGÊNCIA.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

O que fazer quando uma das partes não concorda em vender o imóvel?

HÁ 20 anos comprei um imóvel e coloquei em nome dos meus 2 filhos e eu como usufrutuário vitalícia. Acontece que com o passar dos anos esse imóvel está ficando inviável para mim, uma vez que é muiito grande, muitas escadas, não tem elevador, adquiri problemas sérios na coluna cervical e LOMBAR, uma vez que são 5 lances de 14 degraus de um andar para o outro, além de excessivas e grandes despesas referentes à manutenção do imóvel e condomínio muiito caro. Um dos meus filhos, mais consciente, reconhece a necessidade de vender o imóvel devido a inviabilidade das despesas e problemas relacionados à minha saúde, porém o outro filho NÃO concorda em vender! Diante desse impasse a situação está piorando pq o imóvel está desvalorizando, as despesas estão aumentando e meus problemas de saúde tem se tornado crônico. Gostaria de uma orientação de um advogado imobiliário com URGÊNCIA.

Respostas (7)

há 3 anos

Lamentável esse tipo de situação, porém, o ideal é uma boa conversa com seus filhos, afinal o imóvel foi adquirido por você e hoje um deles não reconhece sua necessidade. Faça uma avaliação do imóvel, veja se é possivel e se teria interesse em vender esse imóvel e dividir o valor para compra de 2 imóveis menores, assim, você já estaria fazendo a partilha de patrimônio entre eles. E você, já combina com quem irá morar. Caso não seja possível, converse com um advogado e tenha melhor orientação para esse impasse. Boa Sorte!

há 3 anos

O que fazer quando uma das partes não concorda em vender o imóvel neste caso quando não há acordo o interessado na venda de deve notificar O Herdeiro que se recusa a vendê-lo assim o informa sobre a intenção de venda do imóvel caso não haja acordo caso não haja acordo e manifestação no prazo concedido será necessário ingressar com uma ação judicial ou seja se deve ter procurar um advogado e tirar todas as dúvidas em relação a isso com advogado no seu caso como é usufrutuário Precisa ver com advogado essa questão ok. Bom caso usufrutuário não Concorde ou não possa expressar sua vontade pessoas interditadas por exemplo o deferimento da venda dependerá da comprovação de Justo motivo ou de que o usufrutuário não cumpriu com suas obrigações estipuladas no código civil.

há 3 anos

Você é só usufrutuária portanto você não tem absolutamente nada a dizer sobre a venda do imóvel. E enquanto esse imóvel estiver gravado por usufruto ninguém vai compra-lo. O que é viável: você desiste do usufruto e deixa o imóvel livre para venda; o compossuidor que quer vender aciona a justiça para extinguir o condomínio, o imóvel é leiloado e cada um dos seus filhos ficarão com a parte deles. Como cada um usará o dinheiro é com eles. OU, UMA SOLUÇÃO MAIS IMEDIATA: você, como usufrutuária que é, aluga o imóvel e usa o aluguel como bem entender. Você desistiu de ser proprietária desse imóvel quando o repassou a seus filhos, muitos pais cometem essa sandice movidos pelos mais diversos motivos.

há 3 anos

O dialogo sempre e o melhor caminho, mas no caso de nao estar havendo dialogo por parte de um dos lados, infelizmente acredito que uma desavenca na familia vai ser inevitavel, pois atraves do registro (onde consta o seu nome como usufrutuaria), um bom advogado por tentar entrar com uma medida, provando abandono de incapaz, pois atualmente varios juizes tem observado nao apenas o formato exato da lei, mas tambem as situacoes que se criam e necessitam de uma visao mais justa.

há 3 anos

Nesse caso quando não há acordo o interessado na venda deve notificar O Herdeiro que se recusa vendêlo assim o informa sobre a intenção de venda do imóvel caso não haja manifestação no prazo concedido será necessário ingressar com uma ação judicial.

Compartilhe esta Pergunta