há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
O que acontece se eu não registrar meu imóvel?
Boa noite, comprei uma casa e a mesma tem escritura só do terreno, não fiz a transferência, mais procurei o setor competente para lavrar a escritura, não tinha o dinheiro no momento, queria fazer um contrato de compra e venda para garantir recursos de posse, se vier acontecer algum evento, fui informada que não teria nenhuma serventia, isto confere?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
O que acontece se eu não registrar meu imóvel?
Boa noite, comprei uma casa e a mesma tem escritura só do terreno, não fiz a transferência, mais procurei o setor competente para lavrar a escritura, não tinha o dinheiro no momento, queria fazer um contrato de compra e venda para garantir recursos de posse, se vier acontecer algum evento, fui informada que não teria nenhuma serventia, isto confere?
Respostas (7)
O direito do comprados so esta garantido com o registro do imovel.
há 3 anos
Vc poderá ter problemas no futuro com altas multas.
há 4 anos
Você tem que fazer a escritura e o registro da mesma, quem não registra não é dono!
há 4 anos
O contrato assinado e com duas testemunhas tem aceitação perante a legislação. Porém para sua segurança de posse e dominio a escritura pública e a garantia de evitar problemas futuros.
há 3 anos
Não é que o contrato particular seja totalmente inválido; mas o que garante a propriedade é só o registro no cartório de registro de imóveis. Se acontecer dos vendedores não puderem outorgar a escritura futuramente (por morte, má vontade ou mudança de endereço) você precisará gastar na justiça com ação de usucapião ou adjudicação compulsória.
há 4 anos
Só é dono do imóvel quem registra.
há 3 anos
Ver angulo jurídico: Na verdade comprou posse, devia fazer outro tipo de Contrato direito possessório e afins. Futuro entra ação de usucapião. Assessoria jurídica para orientar e garantir seus direitos.
Compartilhe esta Pergunta