Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Transferência de imóvel para cônjuge?

Como fazer para trasnferir imoveis em meu nome para minha esposa?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Transferência de imóvel para cônjuge?

Como fazer para trasnferir imoveis em meu nome para minha esposa?

Respostas (7)

há 2 anos

A transferência de propriedade de imóvel Inter vivos é feita através de escritura publica, e leva-se em conta o regime adotado no casamento e a época em que o bem foi comprado. Assim, para uma melhor orientação, recomendamos que procure o Tabelionato de Notas que analisando estas questões, acima, lhe dará a forma legal de se proceder.

há 2 anos

A transferência de imóveis para um cônjuge pode ser realizada por meio de doação ou venda. Eis os passos a modalidade: Doação (onde você doa o imóvel) ou venda (mesmo que simbólica, com valores reduzidos). Documentação: Reúna a documentação necessária, como identificações, certidões e escritura atual do imóvel. Lavre a Escritura: Vá a um Cartório de Notas e lavre a escritura de doação ou compra e venda. Poderá haver pagamento de ITBI ou ITCMD, dependendo da legislação estadual. Registro: Após a lavratura da escritura, registre-a no Cartório de Registro de Imóveis competente para efetivar a transferência. Consulte um advogado: Ele pode fornecer orientação jurídica e fiscal, garantindo que o processo seja legal e eficiente. Lembre-se de considerar implicações fiscais e a possibilidade de incidência de taxas ou impostos na transferência.

há 2 anos

Contrate um advogado ou despachante imobiliário para auxiliar na transferência. ReÚna a documentação necessária, incluindo escritura do imóvel, registro no cartório de imóveis e documentos pessoais de ambos. Prepare um contrato de compra e venda, indicando a transação entre vocês. Registre a escritura no cartório de imóveis, atualizando o registro de propriedade com o nome de sua esposa. Cumpra com as obrigações legais, como pagamento de impostos e taxas, para concluir a transferência. Consulte um profissional para garantir que todos os requisitos legais sejam atendidos.

Compartilhe esta Pergunta