Pergunta
Após a escolha do terreno, será necessário firmar um Contrato de Compra e Venda entre as partes(documento este que afirma um acordo entre o vendedor e comprador). Em seguida, será necessário validar e registrar este Contrato em Cartório, para que ele seja oficializado pela justiça. Vale a pena se atentar também que antes mesmo de efetuar qualquer procedimento, deve-se primeiramente levantar as devidas certidões de possíveis débito do Vendedor e do imóvel, bem como a devida Matricula do mesmo que deve ser solicitada no Cartório de Imóveis da cidade.
há 1 ano
30Sidnei Quiterio Da Paixão
Jussara Meirelles
Perguntador
há 1 ano
Quais as exigências para adquirir terreno?
Respostas (6)
Sidnei Quiterio Da Paixão
Corretor de imóveis
Respostas: 1
há 1 ano
Após a escolha do terreno, será necessário firmar um Contrato de Compra e Venda entre as partes(documento este que afirma um acordo entre o vendedor e comprador). Em seguida, será necessário validar e registrar este Contrato em Cartório, para que ele seja oficializado pela justiça. Vale a pena se atentar também que antes mesmo de efetuar qualquer procedimento, deve-se primeiramente levantar as devidas certidões de possíveis débito do Vendedor e do imóvel, bem como a devida Matricula do mesmo que deve ser solicitada no Cartório de Imóveis da cidade.
Juliano Cardoso
Corretor de imóveis
Nível: 3 - Master
Respostas: 9.523
há 1 ano
As exigências são as mesmas, nome limpo ou se possuir restrições, passará por análise de aprovação, possuir renda, possuir valor para entrada, documentação pessoal em ordem, etc.
Ivanildo De Gouveia
Advogado(a)
Respostas: 57
há 1 ano
O adquirente de um terreno deverá tomar alguns cuidados para não sair no prejuízo ou ser lesado no momento da compra, pode-se evitar isso tomando as seguintes providências: 1 - Verificar a certidão de inteiro teor e matrícula do imóvel atualizada; 2 - Comprovante de quitação de IPTU; 3 - Certidão de Valor Venal; 4 - Certidão negativa de ônus e ações na justiça referente ao vendedor; 5 - Guia de Recolhimento de ITBI ou ITCMD atuais e anteriores; 6 - Documentos pessoais do comprador e do vendedor; 7 - Comprovante de Residência do Comprador e do Vendedor; 8 - Certidão negativa de débitos em cartórios, referente ao vendedor: 9 - Contrato de compra e venda preferencialmente elaborado por um operador do direito; 10 - Feitura e Registro de Escritura no Cartório de Notas 11 - Averbação da aquisição na do imóvel em sua matrícula no Cartório de Imóveis.
Rafael Porfirio
Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 127
há 1 ano
Documentos do comprador, documentos do vendedor e documentos do empreendimento.
Cerigatto
Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 20.402
há 1 ano
Principalmente documentação em ordem.
Estelina .h. Caetano
Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 3.796
há 1 ano
Certidao de inteiro teor com matricula do imovel atualizada certidao de onus e acoes cartela do imposto predial e territorial urbano (iptu)ou certidao de valor venal certidao negativa de debito e alienacoes do imovel guia de recolhimento fdo itbi ou itcmd.