Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O que é preciso para ser síndico de um prédio?

Tenho interesse em ser sindica de um prédio, mas não sei como, alguém pode me ajudar por favor...

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

O que é preciso para ser síndico de um prédio?

Tenho interesse em ser sindica de um prédio, mas não sei como, alguém pode me ajudar por favor. . .

Respostas (5)

há 1 ano

Participe da assembleia, verifique a data de lançamento de nomes para síndico. Ajunte mais alguns moradores para endossar seu pedido de troca de sindico e abertura de eleilção caso não tenha na convenção do condomínio, se candidate e vencendo se tornará. Importante ser um bom administrador, entender que é um cargo e precisa ser trabalhado como tal e ter maior transparencia possível com seus pares. .

há 1 ano

Para ser síndico de um prédio, é Ser maior de idade (18 anos ou mais).2. Residir ou ter vínculo com o condomínio, embora não seja obrigatório ser proprietário (em alguns casos, pode ser permitido um morador não proprietário).3. Ter boa reputação e estar em dia com suas obrigações financeiras, incluindo o pagamento de taxas condominiais (para evitar conflitos de interesse).4. Conhecimento básico sobre a legislação condominial e as responsabilidades do cargo, como o Código Civil e a convenção do condomínio.5. Habilidade em gestão: saber administrar conflitos, lidar com finanças e tomar decisões em grupo.6. Aprovação em assembleia: a escolha do síndico é feita pelos condôminos, geralmente por voto na assembleia geral do condomínio. O síndico também pode ser profissional ou morador e, dependendo do condomínio, pode receber remuneração ou atuar de forma voluntária.

há 1 ano

Ser síndico é encarar uma tremenda responsabilidade, que envolve responsabilidade criminal e civil, inclusive com seus bens pessoais. Ainda assim, tudo o que a lei exige para ser síndico é ser votado em assembleia. Veja a convenção desse prédio, se existe alguma outra exigência.

há 7 meses

Para ser síndico é preciso ter maioridade civil e ser eleito em assembleia do condomínio, podendo ser morador ou não. Não há exigência de formação específica, mas é essencial ter boa reputação, organização e noções de administração. ApÓs eleito, registra-se a ata em cartório, e o síndico passa a responder legal e financeiramente pela gestão do prédio.

Compartilhe esta Pergunta