Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

INSS síndico quem paga?

Pretendo me candidatar a ser síndico do meu condomínio, mas estou com essa dúvida, quem deve pagar o INSS do síndico, ele mesmo ou o condomínio?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

INSS síndico quem paga?

Pretendo me candidatar a ser síndico do meu condomínio, mas estou com essa dúvida, quem deve pagar o INSS do síndico, ele mesmo ou o condomínio?

Respostas (10)

há 2 anos

De acordo com a Lei 9.876/1999,a Previdencia Social classifica todo sindico de condomínio como contribuinte individual, quano o sindico e remunerado ou isento da taxa condominial da sua casa ou apartamento, nesses dois casos, ele deve contribuir com oI NSS.

há 2 anos

O Síndico de condomínio não é um empregado portanto não possui vínculo empregatício com condomínio Portanto o Síndico não tem relação com o INSS uma vez que não é considerado um trabalhador formal o Síndico exerce uma função de gestão e administração do condomínio sendo eleito e não remunerado no exercício de suas funções em relação as contribuições previdenciárias o físico não tem a obrigação de contribuir para o IMSS em nome do condomínio no entanto se o Síndico ele é ser qualquer outra atividade remunerada que o Caracterize como trabalhador formal ele deverá contribuir para o INSS como qualquer outro trabalhador se ele atua como prestador de serviços para o condomínio e emite nota fiscal ele deve contribuir como autônomo caso tenha dúvidas específicas sobre a situação do síndico em relação ao INSS recomenda-se entrar em contato com advogado especializado ou com um contador para obter orientações mais precisas.

Compartilhe esta Pergunta