Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Proprietária pode exigir comprovantes?

Boa tarde. A proprietária da casa pode exigir os recibos de pagamento de água e luz? Obs: Água e luz estão no meu nome, quando fiz o desligamento enviei o documento que havia tirado do meu nome e paguei o que estava em aberto e mandei os comprovantes.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Proprietária pode exigir comprovantes?

Boa tarde. A proprietária da casa pode exigir os recibos de pagamento de água e luz? Obs: Água e luz estão no meu nome, quando fiz o desligamento enviei o documento que havia tirado do meu nome e paguei o que estava em aberto e mandei os comprovantes.

Respostas (7)

há 3 anos

Olá, a Lei do inquilinato prevê. No inciso VIII, no seu artigo 23 "Locatário é obrigado a pagar as despesas de telefone e de consumo de força, luz e gás, água e esgoto" porém deve-se observar que as contas de consumo estão ligadas a pessoa do contratante e não do imóvel, não há lei que obrigue a demonstração de comprovantes de pagamento (ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, CF. Art.5º, inc II), exceto se essas estiverem em nome do proprietário e foi concedido ao locatário pagar em nome deste. Uma vez feito a transferência de titularidade, não há mais do que se falar de relação obrigacional nesse sentido (comprovar o referido pagamento), pois desta forma os eventuais débitos recairão sob o imóvel e não sob o proprietário, por isso a importância de exigir a transferência de titularidade.

Compartilhe esta Pergunta