há 3 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Proprietária pode exigir comprovantes?
Boa tarde. A proprietária da casa pode exigir os recibos de pagamento de água e luz? Obs: Água e luz estão no meu nome, quando fiz o desligamento enviei o documento que havia tirado do meu nome e paguei o que estava em aberto e mandei os comprovantes.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Proprietária pode exigir comprovantes?
Boa tarde. A proprietária da casa pode exigir os recibos de pagamento de água e luz? Obs: Água e luz estão no meu nome, quando fiz o desligamento enviei o documento que havia tirado do meu nome e paguei o que estava em aberto e mandei os comprovantes.
Respostas (7)
Olá, a Lei do inquilinato prevê. No inciso VIII, no seu artigo 23 "Locatário é obrigado a pagar as despesas de telefone e de consumo de força, luz e gás, água e esgoto" porém deve-se observar que as contas de consumo estão ligadas a pessoa do contratante e não do imóvel, não há lei que obrigue a demonstração de comprovantes de pagamento (ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, CF. Art.5º, inc II), exceto se essas estiverem em nome do proprietário e foi concedido ao locatário pagar em nome deste. Uma vez feito a transferência de titularidade, não há mais do que se falar de relação obrigacional nesse sentido (comprovar o referido pagamento), pois desta forma os eventuais débitos recairão sob o imóvel e não sob o proprietário, por isso a importância de exigir a transferência de titularidade.
há 4 anos
Não, no caso de valores em abertos a responsabilidade é do titular da conta, em nova locação o novo inquilino inicia sua responsabilidade a partir do inicio da locação.
há 4 anos
Como já enviou, não precisa. Guarde os comprovantes ,pois a concessionária pode cobrar algum valor em aberto, aí precisa da conta paga pra comprovacaou.
há 4 anos
A proprietária está pedindo os comprovantes para ter certeza que não hajam débitos, normal, pois se houver débitos,acaba dificultando uma nova locação,por isso ela pediu os comprovantes a vc.
há 4 anos
Sim.
há 4 anos
Pode sim, para que você não saia devendo.
há 3 anos
Sim.
Compartilhe esta Pergunta