portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

Para fazer uma doação em vida é necessário comparecer em um cartório de notas munido da documentação dos proprietários e dos documentos do imóvel ao realizar o processo de doação incidiram alguns custos do próprio cartório e o imposto sobre a transmissão.

há 2 anos

64

Sebastian Araujo

imóvel guide usuário

Wagner

Perguntador

há 2 anos

Como posso transferir imóvel de minha mãe para meu nome?

Bom dia Comprei um terreno quando eu tinha 16 pra 17 anos mais ou menos coloquei no nome da minha mãe. Comprei ele em parcelas q somava 60 meses e custava 6. 000. Agora o valor subiu um pouco mais.. Sendo q agora eu queria transferir pro meu nome. Sendo q meu pai faleceu e tenho mais 5 irmãos. Qual procedimento devo tomar. Queria ver isso em quanto minha mãe está em vida que pode ser torna menos difícil eu acho.

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Sebastian Araujo

Corretor de imóveis

Respostas: 403

há 2 anos

Para fazer uma doação em vida é necessário comparecer em um cartório de notas munido da documentação dos proprietários e dos documentos do imóvel ao realizar o processo de doação incidiram alguns custos do próprio cartório e o imposto sobre a transmissão.

Corretor de imóveis

Ziotti Negócios Imobiliários

Imobiliária

Respostas: 266

há 2 anos

Melhor consultar um Advogado.

Corretor de imóveis

Jb

Corretor de imóveis

Respostas: 66

há 2 anos

Após o inventario homologado pelo juiz.

Corretor de imóveis

Carlos Freitas

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 110

há 2 anos

Se você diz que comprou o terreno, então o contrato de compra e venda deve estar no seu nome, Certo! Se foi registrado no CRI Cartório de Registro de Imóveis não há necessidade de transferir para o seu nome, já está no seu nome.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Que boa confusão que vai custar caro. Seu pai faleceu e portanto terá que fazer inventário de 50% do terreno. Sua mãe aparecerá como meeira de 50% e todos os filhos como herdeiro de seu pai nos outros 50% que serão inventariados. Seus irmãos devem abrir mão da herança em seu favor na petição inicial do inventario e sua mãe doar os 50% dela. Procure um advogado para resolver tudo antes de sua mãe falecer. Oficialmente o seu imóvel era de seus pais pelo regime de casamento(exceto separação de bens). A questão de comprar em nome da mãe, oficialmente não existe. O imóvel e dela e teu falecido pai pelo regime de bens do casamento. O advogado irá te orientar analisando a documentação.

Corretor de imóveis

Tayse Pires Da Rosa

Corretor de imóveis

Respostas: 82

há 2 anos

Atraves de Doaçao.

Corretor de imóveis

Johnson

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco

Corretor de imóveis

Nível: 5 - profissional

Respostas: 10.779

há 2 anos

Procura uma assessoria jurídica para orientar.

Corretor de imóveis

Bahuan Imóveis

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Troféu branco Troféu de bronze

Imobiliária

Nível: 6 - Avançado

Respostas: 5.064

há 1 ano

Aconselho procurar um advogado, pois está no nome de sua mãe seus irmão pode querer reivindicar, se você tiver a prova que foi você que comprou e pagou tudo é melhor ainda.

Faça uma nova pergunta: