Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Por onde começo para regularizar meu imóvel?

Boa tarde meu nome e carlos, comprei um lote de terceiro faz uns quatro anos construí atualmente moro lá. Nunca me preocupei com relação a parte de escrituração refistro de imóveis. AtÉ então o único documento que tenho em mãos é um contrato de compra venda. No começo do ano chegou o IPTU em casa. Entrei no site da prefeitura e tem dois em anos pendentes de pagamentos. SÓ que o IPTU vem no nome do antigo dono desse terreno não de quem eu comprei mas o primeiro dono. Agora eu estou perdido sem saber por onde começar para regularizar esse meu imóvel. AlguÉm pode ajudar?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Por onde começo para regularizar meu imóvel?

Boa tarde meu nome e carlos, comprei um lote de terceiro faz uns quatro anos construí atualmente moro lá. Nunca me preocupei com relação a parte de escrituração refistro de imóveis. AtÉ então o único documento que tenho em mãos é um contrato de compra venda. No começo do ano chegou o IPTU em casa. Entrei no site da prefeitura e tem dois em anos pendentes de pagamentos. SÓ que o IPTU vem no nome do antigo dono desse terreno não de quem eu comprei mas o primeiro dono. Agora eu estou perdido sem saber por onde começar para regularizar esse meu imóvel. AlguÉm pode ajudar?

Respostas (8)

há 4 anos

Aconselho a procurar um advogado, ele vai lhe ajudar, talvez o melhor caminho seja o Usucapião, já que vc mora a mais de 4 anos no terreno. Ou se quiser continuar assim, vá na Prefeitura e acerte o IPTU, mas o melhor é acertar tudo, quanto mais demora pior fica.

há 4 anos

Para começar a regularizar, com o endereço do imóvel faça uma pesquisa para saber em qual Cartório de Registro de Imóveis está registrada a matrícula. Na matrícula do imóvel você poderá ver qual o proprietário do terreno e assim providenciar a escritura do terreno no Cartório de Notas levando os documentos pessoais das partes e o contrato de compra e venda. Com relação a Prefeitura da cidade para regularizar é necessário verificar quais as condições para regularização. Em cada Prefeitura existem programas de incentivo para regularização dos imóveis, é um processo demorado, mas traz a garantia dos direitos de sua propriedade.

há 3 anos

Em primeiro lugar, vc deverá localizar àquele que é o proprietário legal do imóvel, ou seja, quem possui escritura registrada no cartório de registro de imóveis, para que sejam feitas todas as escrituras do imóvel, é o correto a ser feito e mais seguro.

Compartilhe esta Pergunta