há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Sendo cliente posso escolher meu corretor?
O plantão de vendas ou a imobiliária pode obrigar o cliente a comprar com corretor A mesmo o cliente deixando claro que prefere ser atendido pelo corretor B. Legalmente isso é correto, ou uma infração ao direito do consumidor?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Sendo cliente posso escolher meu corretor?
O plantão de vendas ou a imobiliária pode obrigar o cliente a comprar com corretor A mesmo o cliente deixando claro que prefere ser atendido pelo corretor B. Legalmente isso é correto, ou uma infração ao direito do consumidor?
Respostas (11)
Sim.
há 4 anos
Sim pode.
há 4 anos
Não a imobiliaria ou construtora não podem, porem geralmente eles tem regras internas para esse tipo de divisão, não cabe codigo do consumidor nessa relação. se você estava sendo atendido por um e depois descobriu um conhecido que também vendia o corretor é continuar com o corretor que estava lhe atendendo.
há 4 anos
Você precisa entender o contexto:
Corretor que fica em plantão, todos sem excessão, aderem as regras da casa, aquilo faz lei entre eles, ok?
Isto posto, se eu conheço imóvel com corretor A, mas sei que o corretor B pode me atender lá e gosto do trabalho dele, tudo bem, ele vai te atender, não há nada que impeça isto, a menos que ele seja proibido de atuar naquele projeto, o que também pode ocorrer, por questões contratuais entre quem opera a venda daquele projeto e suas regras de exclusividade com o incorporador/construtor. Reflexos: perante a lei da corretagem aquele corretor A tem direito a metade da remuneração caso ocorra a venda/compra, ainda que ele não participe do fechamento.
há 4 anos
Você busca com quem quer ser atendido desde que contate o Corretor de sua confiança antes. Plantão de construtora e imobiliária trabalha com Corretor em fila. Você entra e o Corretor que esta na ponta da fila te atende. Você vai embora e este vai para o fim da fila e o segundo assume a primeira posição. Se você chega no plantão e quer ser atendido por um dos Corretores que lá está e não é o da posição de atendimento, deve informar que veio falar com o Corretor X e este vai te atender. O que não é certo é você ser atendido pelo da posição e depois querer trocar por outro. Não é certo, mas não é proibido. A construtora vai resolver com os dois Corretores e provavelmente dividir a comissão. Resumindo, você pode trocar, é teu direito escolher ser atendido porque você tem preferência, mas é injusto com quem te atendeu primeiro. É o mesmo que você estar comprando o imóvel por 100 mil e um cliente oferecer 150 mil e eu que estou te atendendo fechar com o cliente e te deixar na mão porque minha comissão vai ser maior.
há 4 anos
Não há lei que proíbe a troca de corretor.
há 4 anos
A obrigatoriedade da compra é para o imóvel que o corretor de mostrou.
há 4 anos
Tem quer comprar com o corretor indicado pela construtora, pois esta tem exclusividade na venda.
há 3 anos
É necessário declinar o nome do corretor/Creci (se tiver).
há 2 anos
A depender, se você chegou na imobiliária e o corretor B não estava e você começou o atendimento com o corretor A, é anti ético o corretor B agora desejar que você compre com ele, para que ele receba a comissão do trabalho do corretor A, bem como, se não fosse pela comissão, o corretor B poderia negociar com o corretor A e dividirem a venda com o B finalizando o trabalho, mas, a julgar pela situação, bem capaz que o corretor B nem possua CRECI e esteja se aventurando no ramo da corretagem, por isso, te pressiona a comprar com ele.
Compartilhe esta Pergunta