Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como saber se o reajuste do aluguel foi legítimo?

No próximo dia 25/08 meu contrato de locação fará 12 meses. No entanto, no dia 02/08 o proprietário pediu o imóvel para uso próprio, dando-me o prazo de 60 dias. Por ser surpreendida com o pedido, pois havíamos conversado até mesmo sobre uma proposta de compra e venda do imóvel, pedi um prazo maior. Ele aceitou que eu ficasse no imóvel até dia 30 de janeiro de 2021. A imobiliária informou que nesse caso não haveria, então, renovação de contrato. Mas, 3 dias depois, recebi um e-mail de reajuste do aluguel. Gostaria de saber se isso é legítimo, visto que o proprietário pediu o imóvel e não renovei o contrato.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Como saber se o reajuste do aluguel foi legítimo?

No próximo dia 25/08 meu contrato de locação fará 12 meses. No entanto, no dia 02/08 o proprietário pediu o imóvel para uso próprio, dando-me o prazo de 60 dias. Por ser surpreendida com o pedido, pois havíamos conversado até mesmo sobre uma proposta de compra e venda do imóvel, pedi um prazo maior. Ele aceitou que eu ficasse no imóvel até dia 30 de janeiro de 2021. A imobiliária informou que nesse caso não haveria, então, renovação de contrato. Mas, 3 dias depois, recebi um e-mail de reajuste do aluguel. Gostaria de saber se isso é legítimo, visto que o proprietário pediu o imóvel e não renovei o contrato.

Respostas (7)

há 3 anos

Quando os contratos não são renovados mas o imóvel continua ocupado esses contratos passam automaticamente ao prazo indeterminado, valendo todas as demais cláusulas. O risco que o proprietário corre por ter permitido que isso acontecesse é que agora só cabe denúncia vazia após cinco anos de ocupação e como ele (proprietário) está pedindo o imóvel para uso próprio ele realmente terá que se enquadrar no artigo 47 da lei da locação.

Compartilhe esta Pergunta