portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

Pode.

há 2 anos

41

Cláudia Maria Carvalho Lopes

imóvel guide usuário

Edilsovicente Ferreira

Perguntador

há 2 anos

DEVOLUÇÃO DAS CHAVES

A IMOBILIÁRIA PODE SE NEGAR A RECEBER AS CHAVES, NA DEVOLUÇÃO DO IMÓVEL APÓS ENCERRAMENTO LEGAL DO CONTRATO, APÓS PENDENCIAS NÃO SIGNIFICATIVAS NA PRIMEIRA VISTORIA, ESTENDENDO OUTRAS VISTORIAS ATÉ O VENCIMENTO DE OUTRO MES DO ALUGUEL E COBRAR O MESMO?

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

Não, é ilegal deixar de receber as chaves do imóvel locado seja pelo motivo que for. Há legislação prevê meios legais de satisfazer os débitos da locação e não pode o locador deixar de receber as chaves. A imobiliária age em nome do locador e se não receber as chaves responderá pelos prejuízos que causar ao cliente. Leve as chaves para a imobiliária com uma testemunha, entregue. Se recusarem informe que está coma testemunha indo depositar em juízo e acionando o locador por infração legal. Sai da imobiliária e procure imediatamente um advogado porque enquanto estiver com as chaves o aluguel continua correndo. Não existe "pendencias não significativas" Se há um furo na parede, por menor que seja, feito por você, deve reparar. Se não o fizer, a imobiliária recebe as chaves, o locador providencia os consertos e cobra judicialmente de você junto com aluguel e taxas do período em que o imóvel ficou indisponível.

Corretor de imóveis

Srv Assessoria Imobiliaria Ltda

Imobiliária

Respostas: 248

há 2 anos

A imobiliaria não pode se negar de receber as chaves, porém a vistoria de entrada deve estar igual a vistoria de saida. Caso não esteja a imobiliaria poderá cobrar as irregularidades.

Corretor de imóveis

Lúcia Patriota

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 415

há 2 anos

A vistoria de saída deve ser igual a vistoria de entrada. Caso identifique abusos da imobiliaria vc pode acionar o Creci de sua região bem como fazer B.O. Infelizmente n vão receber as chaves, mas isso pode caracterizar abuso da imobiiaria.

Corretor de imóveis

Jose Americo Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 5.994

há 8 meses

Se as pendencias são comprovadas e devem ser reparadas a imobiliária está correta em águardar esses reparos, mas em prazos razoáveis, e cobrar pelo dias de atraso na devolução das chaves. Entretanto como a obrigação de devolver o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu é do locatário, seria interessante o mesmo promover os reparos, de modo a não ficar na dependência da imobiliária, não sendo possível deve-se estabelecer um prazo máximo para que a imobiliária o faça.

Faça uma nova pergunta: