portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

Não é lícito, a Caixa tem que emitir um termo se for preciso, de graça.

há 2 anos

41

Cláudia Maria Carvalho Lopes

imóvel guide usuário

Nancy Dagmar Bagattoli

Perguntador

há 2 anos

Alguém sabe me orientar se isto é lícito?

JÁ tenho o termo de quitação do imóvel que foi emitido em 2016. No entanto o cartório não aceitou, querem o mesmo documento, mas autenticado em cartório. A Caixa Econômica quer R$ 300,00 pelo Termo de Quitação autenticado.

Respostas (9)

Corretor de imóveis

Cláudia Maria Carvalho Lopes

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 399

há 2 anos

Não é lícito, a Caixa tem que emitir um termo se for preciso, de graça.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.070

há 2 anos

A CEF não é obrigada a ter despesa pra atender a um cartório, de qualquer modo eu pediria uma tabela oficial pelos serviços oferecidos pelo banco so pra checar em qual linha se enquadra esse termo autenticado. O termo de quitação é importante ser averbado para a baixa na matrícula ficar em dia, e para o cartório faze-lo exige que tenha procuração autenticada com poderes para aquele que assinou o termo, o que faz todo sentido.

Corretor de imóveis

Almeida Imóveis

Corretor de imóveis

Respostas: 99

há 2 anos

SRÁ QUE O CARTÓRIO NÃO ESTAR PEDINDO RECONHECIMENTO DEFIRMA DOS GERENTES? PORQUE SE VOCÊ TEM O TERM O DE QUITAÇÃO ORIGINAL, VOCÊ MESMO PODE FAZER UMA CÓPIA AUTENTICADA.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.651

há 2 anos

A liberação do termo e procuração do representante do banco é gratuita porém você em vez de levar a registro guardou na gaveta e como tem prazo de validade agora para regularizar o banco pode cobrar as segundas vias.

Corretor de imóveis

Helinton Pedro Sousa

Corretor de imóveis

Respostas: 81

há 2 anos

Sim pois é uma taxa admnistratva da CEF.

Corretor de imóveis

Núcleo Imobiliária

Imobiliária

Respostas: 125

há 1 ano

Sim, o cartorio esta correto, tem que ter o termo autenticado.

Corretor de imóveis

Jose Americo Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 5.994

há 8 meses

O cartório está correto em exigir o documento "autenticado", já a cobrança pretendida pela CAIXA você precisa verificar se há essa exigência pois não se trata de segunda via (cuja cobrança é prevista), mas de autenticação de documento que deveria ter sido feito na época da emissão,.

Faça uma nova pergunta: