Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como funciona o pagamento de comissão para a imobiliária?

A imobiliária encontrou comprador para o meu imóvel, este pagou o sinal, mas não concretizou a compra. Tenho de pagar a comissão na totalidade à imobiliária?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Como funciona o pagamento de comissão para a imobiliária?

A imobiliária encontrou comprador para o meu imóvel, este pagou o sinal, mas não concretizou a compra. Tenho de pagar a comissão na totalidade à imobiliária?

Respostas (7)

há 4 anos

Depende do motivo da desistência do negócio. Não sendo por motivo de força maior (perda de emprego por parte do comprador, inviabilizando o financiamento, por exemplo) a parte que der causa à desistência paga tanto a multa contratual quanto os honorários do corretor.

há 4 anos

Vale o que vocês pactuaram no contrato de fechamento do negócio ou documento similar. Geralmente há clausulas prevendo desistências e multas, inclusive eventos de desistência sem multas. Fato é que se não há negócio efetivo não há que se falar em pagar a integralidade da comissão, no máximo sobre o valor do sinal e não sobre o valor global. Verifique decisões no judiciário a respeito.

há 4 anos

Cada caso e um caso, porquê a venda não foi concretizada?
Se um contrato de compra e venda foi assinado, a compra foi sim concretizada, se houve desistência por alguma das partes antes da transferência de posse, o corretor tem sim direito a comissão.

Compartilhe esta Pergunta