Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como saber os profissionais de advocacia que trabalham na minha região?

por favor . sou proprietário de uma casa locada com e com contrato residencial . o locatário solicitou e eu permití q usasse a sala ( com as devidas adaptações / ar condicionado e máquinas profissionais de impressão ) para exercer trabalho com artes visuais . após algum tempo ele transferiu tudo isso para a garagem , que é lateral á casa . minha inquietação é que isso perdura já por alguns anos e agora eu estou preocupado : será que há risco de ele tentar usucapir ou criar alguma dificuldade prá mim em algum momento ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

Como saber os profissionais de advocacia que trabalham na minha região?

Por favor. sou proprietário de uma casa locada com e com contrato residencial. o locatário solicitou e eu permití q usasse a sala ( com as devidas adaptações / ar condicionado e máquinas profissionais de impressão ) para exercer trabalho com artes visuais. após algum tempo ele transferiu tudo isso para a garagem , que é lateral á casa. minha inquietação é que isso perdura já por alguns anos e agora eu estou preocupado : será que há risco de ele tentar usucapir ou criar alguma dificuldade prá mim em algum momento ?

Respostas (6)

há 1 ano

Usucapião não se configura neste caso. Pelo que entendi, você tem o contrato de aluguel residêncial e agora o inquilino está usando também como comercial. Refaça novo contrato com todas as cláusulas bem específicas.

há 1 ano

Um dos principais requisitos da ação de usucapião é a ocupação com ânimo de dono. E o seu inquilino ocupou o seu imóvel na condição de inquilino (e não de dono) e isso afasta qualquer pretensão de usucapião. O que talvez possa te causar algum problema é quanto ao uso comercial de seu imóvel, que acarreta contas de consumo maiores (veja que essas contas estejam em nome do seu inquilino) e possível perturbação do sossego aos vizinhos, caso a atividade seja barulhenta, por exemplo. Mas não cabe usucapião em imóvel ocupado como inquilino, ok? Por mais tempo que dure a locação.

Compartilhe esta Pergunta