Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Dúvida sobre venda de terreno urbano, o que pode acontecer?

olá , estou querendo vender 2 imóveis um residencial e comercial que ficam no mesmo terreno , porém só tenho o registro do terreno no cartório de imóveis , não gostaria de averbar esses imóveis na minha matrícula pelo custo , gostaria de transferir a propriedade para o comprador através da venda apenas do terreno deixando para que o comprador faça o processo de averbação dos imóveis na sua nova matrícula . isso é possível de ser feito ? é legal ? ele terá alguma consequência no futuro na hora de averbar os imóveis e desmembrar o terreno para poder financiar os imóveis ? obrigada !

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Dúvida sobre venda de terreno urbano, o que pode acontecer?

Olá , estou querendo vender 2 imóveis um residencial e comercial que ficam no mesmo terreno , porém só tenho o registro do terreno no cartório de imóveis , não gostaria de averbar esses imóveis na minha matrícula pelo custo , gostaria de transferir a propriedade para o comprador através da venda apenas do terreno deixando para que o comprador faça o processo de averbação dos imóveis na sua nova matrícula . isso é possível de ser feito ? é legal ? ele terá alguma consequência no futuro na hora de averbar os imóveis e desmembrar o terreno para poder financiar os imóveis ? obrigada !

Respostas (8)

há 2 anos

Sim, é possível, vender e escriturar o imóvel, sem averbar a área, vendendo como terreno, conforme a matricula do imóvel, desde que o comprador concorde com esse formato. Depois caso o comprador tenha interesse de averbar a área construida, e ou desmembrar os imóveis, deverá verificar as regras de desmembramento, bem como de registro de área construída, na prefeitura de onde se localiza o imóvel, para então o montar o processo e levar a registro. Sobre vender com financiamento, fica bem mais dificl, pois tem agentes financeiros que irao no imóvel, e ver que tem construção e não aceita financiar, a não ser nas regras de de financiamento pra terrenos.

há 2 anos

Na pratica o custo para regularização dessa situação vai recair sobre você. Eventual interessado na compra do imóvel, vai considerar os custos de regularização na formalização de uma proposta de compra. Hipoteticamente, só para ilustração da situação, você anuncia a venda do imóvel por R$500.000,00,sabedor que vai ter um custo de regularização estimado em R$30.000,00,eventual interessado vai propor um valor de R$450.000,00,prevendo que esse custo de avalição possa ultrapassar o valor estimado. Pronto você, pode ter um prejuízo de R$20.000,00 ou maior ainda se o eventual comprador conseguir regularizar o imóvel por um custo abaixo do previsto. O ideal seria você regularizar o imóvel para não ter esse risco, e até valorizar o imóvel. Considere, também, que a maioria maioria dos compradores tendem a desistir de negociações onde terão trabalhos extras e duvidas quanto a documentação.

há 2 anos

Não é possível, desde que o comprador do imóvel aceite as condições de negociação e seja colocado em contrato definindo as obrigações e deveres de cada um comprador e vendedor, sugiro procurar um corretor credenciado para realizar e a intermediação para sua segurança jurídica e mitigar os riscos da venda.

há 2 anos

Sim, contudo é cristalino que o comprador não conseguirá financiar na compra deste imóvel. Tem que negociar na tradição. Agora de há dois imóveis o desmembramento é necessário e urgente, pois senão tem que se pensar num único comprador para ambos os imóveis.

há 2 anos

Os custos que você teria para averbar passarão para ele. Se estiver vendendo mais barato por isso e ele estiver de acordo em arcar com os custos, ok. Caso contrário não é legal. E se ele tiver que financiar a documentação tem que estar 100%. O banco não vai liberar o financiamento de um imóvel irregular.

Compartilhe esta Pergunta