Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O contrato de compra e venda pode substituir escritura?

O contrato de compra e venda com intermediação do corretor poderia substituir a escritura quando eu pedir o registro do imóvel Ou o Contrato não tem fé pública e a Escritura é sempre obrigatória Afinal se eu vou registrar imediatamente após quitar a compra não vejo o sentido da escritura tendo em vista toda documentação e custos que já tive na feitura do contrato.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

O contrato de compra e venda pode substituir escritura?

O contrato de compra e venda com intermediação do corretor poderia substituir a escritura quando eu pedir o registro do imóvel Ou o Contrato não tem fé pública e a Escritura é sempre obrigatória Afinal se eu vou registrar imediatamente após quitar a compra não vejo o sentido da escritura tendo em vista toda documentação e custos que já tive na feitura do contrato.

Respostas (7)

há 2 anos

A Escritura Pública é a formalização do negócio para que o registro possa ser providenciado. Ela só é dispensada quando o imóvel é financiado com banco, onde o contrato do banco segue o padrão da escritura pública e vai direta a registro ou então quando você adquire um imóvel com valor abaixo de 30 salários mínimos. Não é qua nqleur contrato, ele tem normas definidas para que adentre o cartório e trasnfira a propriedade. Há promessa de comrpa e venda quitada com clausula de irrevogabilidade e irretratabilidade é muito utilizada, mas também exige escritura. O que se costumam fazer é a cessão das promessas, mas um dia chega e terá que escriturar e tudo fica mais caro.

há 2 anos

Não. É muito importante ressaltar que a assinatura da promessa de compra e venda não garante a aquisição do imóvel pela pessoa interessada. Este é um documento considerado inicial. A transação legal só será concluída quando você efetuar a escritura pública da sua mais nova propriedade com o registro em seu nome.

Compartilhe esta Pergunta