Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

imobiliária está cobrando multa integral na rescisão. O que posso fazer?

Precisei deixar um imóvel e a imobiliária está me obrigando a pagar a multa INTEGRAL. Enviei a lei do inquilinato para a imobiliária porém ela se recusou a acarretar a mesma e me obrigou a pagar um valor de 2 aluguéis de multa. No contrato que eu assinei, está a cobrança do valor de 2 multas, porém o contrato está em desacordo com a lei do inquilinato. O que eu posso fazer? Eu fui obrigado a pagar para não cobrarem os fiadores, a imobiliária foi bastante anti ética e me informou que se eu assinei o contrato, eu havia consentindo, e que não era ilegal o que estavam fazendo. Eu fui obrigado a pagar o valor integral. Como eu posso resolver isso? Seria abrindo uma reclamação formal ao Creci? Será abrindo um processo nas pequenas causas para devolução do cobrado indevido? Ou a imobiliária está correta devido ao contrato informar que o valor cobrado seria de dois aluguéis sei o que fazer. Tentei resolver amigavelmente mas obtive respostas bem grosseiras. TambÉm não tenho condição de pagar advogado. Eu fui obrigado a assinar a rescisão e consentir com o valor integral da multa pra não sobrar pros fiadores, e porque eu não tive saída. Preciso de ajuda.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Imobiliária está cobrando multa integral na rescisão. O que posso fazer?

Precisei deixar um imóvel e a imobiliária está me obrigando a pagar a multa INTEGRAL. Enviei a lei do inquilinato para a imobiliária porém ela se recusou a acarretar a mesma e me obrigou a pagar um valor de 2 aluguéis de multa. No contrato que eu assinei, está a cobrança do valor de 2 multas, porém o contrato está em desacordo com a lei do inquilinato. O que eu posso fazer? Eu fui obrigado a pagar para não cobrarem os fiadores, a imobiliária foi bastante anti ética e me informou que se eu assinei o contrato, eu havia consentindo, e que não era ilegal o que estavam fazendo. Eu fui obrigado a pagar o valor integral. Como eu posso resolver isso? Seria abrindo uma reclamação formal ao Creci? Será abrindo um processo nas pequenas causas para devolução do cobrado indevido? Ou a imobiliária está correta devido ao contrato informar que o valor cobrado seria de dois aluguéis sei o que fazer. Tentei resolver amigavelmente mas obtive respostas bem grosseiras. TambÉm não tenho condição de pagar advogado. Eu fui obrigado a assinar a rescisão e consentir com o valor integral da multa pra não sobrar pros fiadores, e porque eu não tive saída. Preciso de ajuda.

Respostas (8)

há 2 anos

A multa por rescisão antecipada deve ser cobrada proporcionalmente ao tempo faltante para o final do contrato, isso é liquido certo. A definição do valor da multa quando da assinatura do contrato também está correta. Resta saber quantos meses do contrato não foram cumpridos. , para a correta apuração do valor da multa. Ex. Contrato de 30 meses, inquilino ficou 15 meses, comunicou sua decisão de interromper o contrato, o valor da multa ser cobrada será - Valor da multa, dividido por 30(prazo do contrato) X 15 (numero de meses faltantes para o regular termino do contrato); Sendo certo, também que a multa é paga na imobiliária e o valor repassado para o proprietário, você pode procurar o proprietário e expor a situação, caso se confirme que ele recebeu o valor que você pagou, tente um acordo. Diretamente com ele. Não sendo possível busque a orientação da DEFENSORIA PÚBLICA DA SUA CIDADE, visto que você relata não ter condição de contratação se um advogado. .

Compartilhe esta Pergunta